quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CAMARÃO COM LEITE DE COCO E PURÊ DE FEIJÃO BRANCO

Você imagina um prato, e quando prepara ele fica perfeitamente harmonioso e equilibrado, foi o que aconteceu com este que preparei hoje, queria um prato que fosse saudável, leve e principalmente nutritivo e quando você mistura todos os ingredientes, eles se completam e tudo fica muito gostoso. Experimente você também.

CAMARÃO COM LEITE DE COCO

Ingredientes: (2 pessoas)

1/2 kg de camarão rosa com casca
1 limão
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (café) de pimenta calabresa
1 colher (sobremesa) de açafrão da terra (cúrcuma)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 tomates grosseiramente picados
1/2 xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de coentro picado (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Limpe os camarões retirando a cabeça e casca deixando apenas o rabinho, limpe o dorso do camarão fazendo um corte no comprimento e retirando a tripa, lave bem salgue e deixe descansar em uma peneira na geladeira por 15 minutos. Coloque o azeite na frigideira doure o alho, acrescente a pimenta calabresa e o açafrão misture bem e em seguida coloque os camarões mexendo de vez em quando, por uns 5 minutos, acrescente os tomates, deixe por um minuto acrescente o leite de coco, o coentro, o sal e a pimenta do reino, quando levantar fervura retire e sirva com o purê de feijão branco.

DICA: Se quiser pode servir com um pouco de couve refogada com alho e ou aspargos.

PURÊ DE FEIJÃO BRANCO

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara (chá) de feijão branco
2 xícaras (chá) de água fria
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite quente
sal e pimenta branca a gosto

Modo de Preparo:

No dia anterior deixe o feijão de molho em bastante água. Para cozinhar, escorra a água e lave bem os feijões coloque a água e leve ao fogo para cozinhar até ficar bem macio (pode usar a panela de pressão). Depois de cozido, escorra a água e ainda quente acrescente a manteiga e com o auxílio de um mixer triture bem os feijões (pode utilizar de processador de alimentos ou um espremedor de batatas),  vá acrescentado o leite aos poucos para ir triturando os feijões, acrescente sal e pimenta branca. Se você fizer antes e quiser aquecer, basta adicionar um pouco mais de leite e ir  misturando sempre no fogo médio.
DICA: Se preferir um sabor marcante, acrescente 2 dentes de alho assados ou cozidos no azeite enquanto você estiver triturando os feijões, fica uma delícia.