segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SAGU COM CREME E QUIBE VEGETARIANO ASSADO

Este é o Greg, meu poodle de 15 anos, ele adora um colo e um carinho...
Então, estas  receitas são como um carinho para nosso paladar, pena que vocês não terão a foto, mas, assim que possível postarei.Uma delas é o  Sagu da minha mãe é uma maneira diferente  de fazer sagu de vinho, também tem a opção de inverter, fazer o sagu com leite e o creme feito com redução de vinho. E a outra receita é o quibe assado vegetariano, uma maneira de consumir este grão de uma forma diferente e saudável, fácil de fazer e é gostoso de comer a qualquer hora.


SAGU DE VINHO COM CREME DE BAUNILHA

Ingredientes:

1 xícara(chá) de sagu
10 xícaras (chá) de água fervente
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água fria
1 garrafa de vinho tinto
Para o Creme:
600 ml de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
1 caixinha de creme de leite (UHT) ou 200 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

No dia anterior cozinhe o sagu da seguinte forma, coloque as bolinhas de sagu na água fervente mexendo sempre por 10 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe até o dia seguinte.
No dia seguinte coloque o sagu em um escorredor e lave com água corrente para retirar a gosma natural do sagu cozido. Coloque o açúcar para derreter em uma panela, quando estiver em ponto de caramelo, acrescente a água e deixe desmanchar o açúcar que ficou  sólido,  coloque o vinho e espere que ferva novamente, acrescente as bolinhas de sagu escorridas e deixe até que a calda fique um pouco espessa. Retire da panela e deixe esfriar.
Faça o creme: Misture todos os ingredientes na panela exceto o creme de leite e a baunilha, leve para engrossar, após engrossar acrescente o creme de leite incorpore bem ao creme, e desligue fogo, coloque a essência de baunilha. Despeje em uma tigela e coloque um filme plástico sobre o creme, leve para gelar. Sirva o sagu com o creme por cima.
DICA: se preferir inverter, basta acrescentar ao sagu 500 ml de leite com 1 lata de leite condensado leve para ferver e engrossar levemente, após retire e acrescente 1 caixinha de creme de leite (UHT),  Para a calda leve ao fogo 1 xícara (chá) de açúcar para derreter, acrescente 1 garrafa de vinho tinto e 1 anis estrelado e deixe até que o açúcar derreta novamente e o vinho dê uma reduzida, dissolva em um pouco de água 2 colheres (sopa) de amido de milho, deixe engrossar, retire do fogo e deixe esfriar.

QUIBE ASSADO VEGETARIANO

Ingredientes:

1 xícara (chá) de trigo para quibe
3 batatas grandes cozidas e espremidas
3 colheres (sopa) de maionese
sal e pimenta síria a gosto
Azeite de oliva extra virgem
Recheio:
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura grande ralada grossa
1 abobrinha verde ralada grossa
2 tomates sem sementes picados
1 xícara (chá) de milho verde em conserva
1 pimentão amarelo picado
1/3 xícara (chá) de azeitonas picadas (verdes ou pretas)
2 colheres (sopa|) de alcaparras
1/2 xícara (chá) de salsa picada
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de hortelã picada
sal e pimenta a gosto
azeite de oliva

Modo de Preparo:
Faça o recheio: refogue bem a cebola e o alho, acrescente a cenoura e o pimentão, deixe por uns 2 minutos, em seguida coloque a abobrinha e o milho, misture bem, quando estiverem cozidos acrescente os tomates, as azeitonas, as alcaparras, tempere com sal e pimenta, deixe por mais 1 minuto, desligue e acrescente a salsa, a cebolinha e a hortelã. Deixe esfriar.
Coloque o trigo para quibe de molho por 20 minutos em água morna. Escorra bem, junte as batatas, a maionese e tempere com sal e pimenta síria.
Em um refratário coloque metade da mistura do quibe, coloque o recheio e cubra com o restante do quibe.
Faça cortes formando losangos, regue com bastante azeite de oliva e leve ao forno pre aquecido 180°C por 20 a 30 minutos, deixando até que fique firme por cima. Sirva quente ou frio, regue com azeite de oliva extra virgem e algumas gotas de limão, acompanha bem uma salada de folhas e se você não for vegetariano sirva com um contra filé, fica uma delícia!