sábado, 6 de outubro de 2012

NEGA MALUCA RECHEADA E BRIGADEIRO DE MICROONDAS

Amigos do mundo gastronômico, como vocês sabem, eu cozinho, como, bebo e cuido das pessoas que precisam de mim, e é justamente por estar cuidando de minha mãe que se encontra hospitalizada, e nestes próximos dias não estarei postando minhas receitas com fotos, pois, no hospital não dá pra cozinhar!!!
Então, à partir de hoje, as receitas que passarei são todas testadas e aprovadas, só irá faltar o visual, mas, prometo que assim que der, volto a normalidade. Obrigada. Este bolinho ao lado prometo postar a receita passo a passo pois foi todo coberto com pasta americana, esta aí apenas para decorar a página. E quem me conhece vai lembrar do bolo Nega Maluca do Sabor de Pecado...

NEGA MALUCA

Ingredientes: (20 porções)

Massa:

4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó (de preferência 50% de cacau)
1 xícara (chá) de óleo
1/3 xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado ou raspas de chocolate

Recheio:

300 gramas de doce de leite

Modo de Preparo:
Massa:
Em uma tigela misture bem  os ovos, o açúcar e o óleo, junte o trigo e o chocolate em pó aos poucos e vá acrescentando a água e misture bem devagar, coloque o fermento incorporando-o na massa. Unte uma assadeira retangular de aproximadamente 30x18 cm untada e enfarinhada em forno pre aquecido 180°C
por aproximadamente 30 minutos ou até que enfiando um palito ele sai limpo. Desenforme ainda morno.
Corte o bolo no meio e recheie uma metade com o doce de leite e depois cubra com a outra parte. Faça a cobertura misturando todos os ingredientes e uma panela e levando ao fogo médio mexendo sempre até que a calda engrosse e forme um brigadeiro mole, começa a ficar cremoso e aprece o fundo da panela. Derrame sobre o bolo espalhando bem a cobertura, salpique o chocolate granulado, sirva quente com sorvete ou frio com café é uma delícia!
DICA: Você pode congelar o bolo, corte-o em pedaços e guarde em pote bem fechado por 60 dias no freezer. Para descongelar, leve ao microondas por 1 minuto em potência alta, ou mais, para deixar quentinho, continuará uma delícia e você terá sempre um bolo gostoso na hora daquela vontade...

BRIGADEIRO DE MICROONDAS

Ingredientes: (20 unidades)

1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
3 colheres de chocolate em pó
chocolate granulado para cobrir

Em uma tigela apropriada para microondas com capacidade mínima para 3 litros,coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, misture bem e leve ao microondas por 3 minutos na potência alta, retire e mexa bem, e leve por mais 3 minutos. Retire mexendo bem e despeje em um prato untado com manteiga. Deixe esfriar e faça as bolinhas depois passe-as no chocolate granulado.
DICA: Você poderá rechear os brigadeiros com morangos, uvas, cerejas em calda, etc., sempre secando bem as frutas, tomando o cuidado para não machucar as frutas frescas para que não solte líquidos, danificando assim o docinho. Se preferir poderá cobri-los com chocolate derretido.
Para o brigadeiro de copinho acrescente uma caixinha de creme de leite (UHT) no brigadeiro ainda quente, misture bem e coloque nos copinhos.