terça-feira, 2 de outubro de 2012

CORDEIRO GRELHADO COM LEGUMES A MODA ORIENTAL

Você conhece a panela chamada Gengiskan? Ela é fabricada em ferro fundido, usada para grelhar carnes e legumes, mas, como todo brasileiro, que gosta de um carvão, esta panela salva qualquer família de no máximo 4 pessoas, sempre que a vontade bater é só colocar carvão 20 minutos antes de começar a grelhar, super prática, cabe em qualquer lugar em sua casa ou apartamento (neste caso coloque na sacada ou churrasqueira). Na foto, você verá uma grelha reta, pois a  grelha que acompanha a panela é arredondada, mas no local onde vende estas panelas geralmente tem esta grelha reta que você poderá adaptar à panela.

CORDEIRO GRELHADO COM LEGUMES A MODA ORIENTAL



Ingredientes: (2 pessoas)

800 gramas de cordeiro (T bone, Carré, Bisteca )
sal e pimenta do reino a gosto
suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Com papel toalha seque a carne,  tempere com suco de limão, salpique sal e pimenta do reino a gosto. Leve para grelhar até o ponto desejado.
Dica: para acender rapidamente o carvão, coloque um pouco de álcool acima de 90° e com cuidado acenda com um fósforo, evite utilizar papel, pois faz muita fumaça.

LEGUMES A MODA ORIENTAL

Ingredientes:(2 pessoas)

1 xícara (chá) de buquês de couve flor
1 xícara (chá ) de buquês de brócolis
1 abobrinha pequena
1 cebola
1 cenoura
1 pimentão vermelho ou amarelo
200 gramas de cogumelos Paris (opcional)
1 colher (sopa) molho de soja
2 colher (sopa) molho de ostras
1 colher (sopa) saquê culinário
1 colher (sopa) hondashi (caldo de peixe em pó) (dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) gergelim preto
1 colher (sobremesa) de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) óleo de gergelim tostado
Azeite de oliva
sal se necessário

Modo de Preparo:

Cozinhe em banho maria ou em uma panela com um pouquinho de água a couve flor e o brócolis,
Corte a cebola, a cenoura e o pimentão em tirinhas e refogue-as com um fio de azeite  em uma panela anti aderente mas tudo separado, limpe o cogumelo com um papel toalha ou um pano limpo, e fatie, leve para refogar com um pouco de azeite quando estiver macio, retire e  na mesma frigideira, coloque os molhos de soja e ostras, o saquê, o hondashi dissolvido em 1/2 xícara de chá de água e deixe ferver. Coloque de volta os cogumelos e o amido de milho. deixe engrossar e misture aos poucos a couve flor, o brócolis, a cebola, a cenoura e o pimentão, sal se necessário, adicione o óleo de gergelim e o gergelim preto. Sirva com a carne e arroz branco.