terça-feira, 16 de outubro de 2012

INARIZUSHI

Talvez você nunca tenha comido inarizushi, uma variação do tradicional sushi, só que mais fácil de fazer e no lugar da alga o arroz é envolvido por uma casca chamada abura-ague que nada mais é que una fatia de tofu frito, pode ser comprado em qualquer loja de produtos orientais, você deve conservá-la no freezer, e usar a quantidade que necessitar. Então vamos partir para esta nova experiência gastronômica? Ele serve como acompanhamento até para um churrasco com os amigos, vale a pena tentar.

INARIZUSHI

Ingredientes: (20 unidades)

Para Preparo do Abura-ague
1 pacote de abura-ague
1 1/2 xícara (chá) de água
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de hondashi
4 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
4 colheres (sopa) de saquê culinário

Para Preparo do Arroz
2 xícaras (chá) de arroz japonês
2 xícaras (chá) de água

Para Preparo do Tempero do Arroz
1/2 xícara de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Para Preparo do Recheio do Arroz
1 cenoura média cortada em brunoise (quadrados bem pequenos)
1 xícara (chá) de vagem em rodelinhas bem fininhas
2 colheres (sopa) de gengibre em brunoise
3 ovos batidos temperados com uma pitada de sal e 2 pitadas de açúcar
azeite de oliva
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de hondashi
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de saque culinário
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar


Modo de Preparo:

Abura-ague: Corte-os ao meio e leve-os a uma panela com água para ferver para retirar a gordura do mesmo, após levantar a fervura deixe por uns 5 minutos e escorra. Em uma panela coloque a água, o açúcar, o molho de soja, o hondahi e o saque culinário, leve para ferver mexendo bem para dissolver o açúcar e coloque os abura-ague, deixe até que o líquido seque por completo. Reserve.

Recheio Para o Arroz: Junte a água, o hondashi, o molho de soja, o saquê culinário, o sal e o açúcar, leve para ferver, acrescente o gengibre, a cenoura e a vagem e deixe que cozinhe bem. Deixe escorrer bem em uma peneira.
Para o ovo,  em uma frigideira anti aderente pré aquecida, espalhe um pouco de azeite e faça panquecas do ovo batido, depois, junte-as e corte-as em brunoise. Reserve.

Arroz: Lave o arroz 5 vezes, deixe de molho na água por uns 10 minutos, após, leve para cozinhar com água. Quando estiver quase seco, tampe a panela e deixe descansar por uns 15 minutos com o fogo desligado. Retire e espalhe com cuidado em uma travessa para que ele esfrie. DICA: Se você tiver uma panela de fazer arroz elétrica ótimo, fica bem mais fácil.

Tempero do Arroz: Em uma panela pequena coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo baixo até que o açúcar esteja dissolvido, retire e vá adicionando ao arroz aos poucos mexendo de maneira que o arroz não fique esmagado e nem encharcado, faça movimentos com uma colher de preferência de madeira  ou bambu como se estivesse cortando o arroz com a colher. Faça isto até que o tempero acabe e o arroz esteja completamente temperado.
Junte o recheio reservado e misture ao arroz.

Monte os Inarizushi: Abra os saquinhos de abura-ague e encha-os com o arroz. Coloque um pouco de gergelim preto em cima para decorar.
 Se sobrar arroz faça oniguiri - é um bolinho feito com o arroz em formato de triangulo, retangular ou redondo, existem em casas de produtos orientais utensílios  próprios para fazer oniguiri ou então use sua habilidade manual e faça-os com ajuda de um filme plástico. Boa sorte e bom apetite...





Nenhum comentário:

Postar um comentário