terça-feira, 9 de outubro de 2012

SORVETE DE CANELA COM CASSIS COBERTO COM CHOCOLATE COM CREME INGLÊS E AMÊNDOAS CROCANTES

Esta é uma sobremesa que deu super certo, ficou deliciosa, servi durante um jantar com uns amigos, e terei o prazer de dividir com vocês este prato que combina muito bem com os dias quentes que tem feito ultimamente. Logicamente, que ainda estou no hospital com minha mãe, e até penso em publicar umas receitas do cardápio hospitalar, mas, acho que vocês não iriam gostar, então, estou tentando encontrar alguns pratos que fiz no passado. Então, vamos tentar fazer esta sobremesa especial?



SORVETE DE CANELA COM CASSIS COBERTO COM CHOCOLATE COM CREME INGLÊS E AMÊNDOAS CROCANTES

Ingredientes: (4 porções)

Para o Sorvete:
300 gramas de nata fresca
1 colher (sopa) de canela em pó
3 colheres (sopa) de licor de cassis
3 colheres (sopa) de açúcar
1 barra de chocolate meio amargo
Modo de Preparo:
Bata a nata com o açúcar até formar picos moles, acrescente a canela e o licor de cassis, continue batendo até formar um creme não muito firme. Coloque em uma forma de silicone (meia bola) , ou forminhas que possam ir ao freezer com capacidade de uns 100 ml ou então em copinhos descartáveis. Leve ao freezer por no mínimo 4 horas. Após este período derreta o chocolate deixe-o em temperatura fria (28°C), retire o sorvete das forminhas e sobre uma grade ou uma folha de papel alumínio, dê um banho de chocolate em cada sorvete. (Os que você não utilizar, guarde em um pote bem fechado no freezer por 90 dias)
DICA: Você poderá substituir a canela e o licor por outros sabores tais como: limão, laranja, café, baunilha, etc., nestes casos citados é bom adoçar com leite condensado (levando em conta que limão e café deverão  ter um pouco mais de doce- mais que 3 colheres) e a laranja utilize apenas as raspas de casca e licor de laranja.

Para o Creme Inglês:
500 ml de leite
300 gramas de nata fresca
1 fava de baunilha
4 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de Preparo:
Misture o leite com a nata e leve ao fogo para ferver, quando levantar fervura acrescente as sementes da baunilha, bata as gemas com o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada, misture o amido de milho e
coloque uma concha da mistura de leite aos poucos batendo sempre com cuidado. Junte esta mistura de gemas com o restante do leite na panela no fogo e continue mexendo até engrossar, retire do fogo e deixe esfriar com um filme plástico sobre o creme, para não formar película por cima. Reserve.

Para o Crocante de Amêndoas:
1 xícara (chá) de amêndoas em lascas
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de gergelim
Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes e leve ao fogo até o açúcar caramelar e as castanhas ficarem crocantes.

Montagem:

Em um prato fundo coloque o creme inglês, centralize o sorvete e salpique as amêndoas ao redor. Para dar um colorido acrescentei uma amoras em calda, que podem ser substituídas por calda de chocolate ou morangos...
Experimentem, vale a pena o trabalho, que pode ser feito em etapas sem complicações!