quinta-feira, 1 de novembro de 2012

POLVO COM BATATAS BEM SIMPLES

Ao contrário que todo mundo pensa, fazer polvo é bem fácil, basta você seguir a receita e ver bem o ponto que você gosta do polvo, se bem macio ou a carne mais firme. É um prato bem completo basta você servir uma saladinha e pronto.

POLVO COM BATATAS

Ingredientes: (2 pessoas)

1 Kg de polvo
2 colheres (sopa) de sal grosso
1 cenoura picada
1 cebola picada
1 talo de salsão picado
2 folhas de louro
2 tomates picados
1 xícara (chá) de vinho branco
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva
2 dentes de alho picadinhos

Modo de Preparo:

Limpe o polvo esfregando sal grosso deixe descansar por 10 minutos, junte a cenoura, a cebola, o salsão, o louro e os tomates em uma panela com um fio de azeite, lave bem o polvo em água corrente, e coloque-o na panela, junte o vinho branco, o sal e a pimenta do reino. Deixe  cozinhar até que fique macio. (Se você tiver uma panela de pressão, deixe após a panela começar a chiar por 20 minutos aproximadamente).
Depois de cozido, retire e separe os tentáculos e leve a uma frigideira com azeite aquecido para que fique bem dourado, acrescente o alho picado acerte o sal se necessário, retire, e na mesma frigideira, despeje o líquido que ficou do cozimento e deixe reduzir até engrossar um pouco, sirva junto com o polvo.


BATATAS CORADAS COM PÁPRICA PICANTE

Ingredientes: (2 pessoas)

3 batatas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de páprica picante
1 colher (café) de açafrão da terra (cúrcuma)
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de alecrim
Modo de Preparo:

Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas de 1/2 cm de espessura, leve para cozinhar em água fervente com sal, não deixe cozinhar muito. Retire e escorra bem a água, coloque a manteiga, o azeite e o alecrim em uma frigideira e coloque as rodelas de batatas de modo que todas fiquem separadas uma da outra deixe que doure e depois vire acrescente a páprica, o açafrão e a pimenta do reino, vire novamente com cuidado para que não desmonte e sirva sobre o polvo.


DICA:  Quanto ao vinho um sauvignon blanc harmonizou muito bem...