segunda-feira, 22 de outubro de 2012

COXINHA DA ASA DO PATO COM BATATAS

O pato é uma ave pouco utilizada nos pratos da mesa do brasileiro, uma carne com muito sabor, fácil de fazer, e ainda você pode encontrar cortes de pato congelados por preços excelentes nos melhores supermercados de nossa cidade. Inclusive o fígado de pato, para quem gosta de miúdos com sabores marcantes. Experimente e você se tornará um amante da carne de pato.

COXINHA DA ASA DO PATO COM BATATAS

Ingredientes: (3 pessoas)

1 Kg de coxinha da asa do pato
1 limão
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de alecrim seco
6 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de água
4 batatas cortadas em 4
Modo de Preparo:

Retire a pele das coxinhas, e coloque-as em uma panela com tampe em fogo baixo e deixe até que solte toda a gordura, reserve. Tempere as coxinhas com limão, sal, pimenta do reino, alecrim e o alho, em uma panela grande coloque-as sem adicionar o alho,  com o azeite para dourar bem de ambos os lados se não couber tudo de uma vez, divida em duas partes repetindo assim a operação dourar. Quando estiver bem douradinho, acrescente as batatas, o alho, a gordura que soltou da pele e  a água e tampe deixando  em fogo baixo por aproximadamente 1 hora e meia, caso necessário acrescente mais água, ao final do cozimento a carne deverá estar bem macia e a batata também e a água completamente seca, retire da gordura e sirva.
DICA: se você preferir pode colocar em uma panela de pressão e deixar por 30 minutos. Depois deste tempo desligue o fogo e quando a panela parar de chiar, abra-a e veja se ainda há água, se houver deixe a panela destampada e leve ao fogo para que seque toda a água.

4 comentários: