quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MOUSSE DE ATEMOIA, SALADA DE TOMATES COM MARISCOS E LINGUADO RECHEADO COM ALHO PORÓ

Vocês conhecem atemoia? Abaixo tem uma foto da fruta caso você não conheça. Hoje preparei uma mousse de atemoia, uma fruta diferente e com um toque a mais, transforma-se em uma sobremesa super gostosa. Também, para completar o menu do dia , como entrada uma salada de mariscos e de prato principal linguado recheado com alho poró, delícia!



SALADA DE TOMATE COM MARISCOS

Ingrediente: (2 pessoas)

250 gramas de mariscos sem casca
100 ml de vinho branco seco
100 ml de água
1 folha de louro
1 dente de alho amassado
1 tomate italiano
2 colheres (sopa) de pimentão amarelo picado em quadradinhos
1 rabanete picado bem fininho
folhas de rúcula
coentro ou salsa a gosto
sal e pimenta a gosto
1 limão
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Limpe os mariscos e retire a parte branca e dura que fica dentro dele com aparência de uma raiz,  como na foto acima, leve ao fogo em uma panela com o vinho, a água, a folha de louro, o dente de alho e o sal a gosto deixe ferver por uns 3 minutos. Passe por uma peneira, retire a folha de louro e o alho, deixe esfriar. Junte aos mariscos já frios, o pimentão, o rabanete, o coentro, o sal, a pimenta, o limão e o azeite de oliva extra virgem, misturando bem. Tempere à parte as folhas de rúcula e disponha-as em um prato fundo, corte o tomate ao meio, e com auxílio de uma colher, retire as sementes. Coloque metade do tomate sobre metade das  folhas de rúcula e dentro do tomate metade da mistura de mariscos,  monte mais um prato da mesma forma.
Dica: Se preferir pode substituir os mariscos por: anéis de lula, camarão, lascas de bacalhau, etc.


FILÉ DE LINGUADO RECHEADO COM ALHO PORÓ

Ingredientes: (2 pessoas)

4 a 6 filés de linguado pequenos
1 talo de alho poró
sal e pimenta do reino a gosto
limão
azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Pique o alho poró ao meio no sentido do comprimento e depois corte
em tirinhas, refogue o alho poró no azeite, tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar.
Tempere os filés de peixe com sal, pimenta e limão, divida o alho poró em 4 ou 6 porções, coloque uma porção em cada filé e depois enrole como na foto, enfie um palito de dente para segurar o filé e o recheio. Em uma frigideira sele rapidamente os rolinhos de peixe com um pouco de azeite, disponha-os em uma travessa regue com azeite e leve ao forno pre aquecido 180°C por 10 minutos. Na mesma frigideira que você selou o peixe, derreta a manteiga e acrescente as alcaparras e 1 colher (sopa) de suco de limão. Regue os rolinhos de peixe com esta manteiga. Sirva sobre arroz, batatas, aspargos, etc. Aqui servi com brunoise de brócolis com alho e azeite.

MOUSSE DE ATEMOIA

Ingredientes: (4 porções)

2 atemoias
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa)  de gelatina sem sabor incolor
3 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de Preparo:

Separe 1 xícara (chá) de atemoia sem sementes (polpa) bata-as no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão, hidrate a gelatina na água e leve ao microondas por 10 segundos ou em banho maria até que fique líquida. Misture a gelatina com a mistura de atemoia, divida em 4 ramequins ou coloque em taças, e leve ao refrigerador. Para servir coloque um pouco do fruta em cima. Dica: para desenformar do ramequim coloque-os em uma assadeira com um pouco de água quente, passe a ponta de uma faca ao redor e solte devagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário