sábado, 29 de setembro de 2012

RISOTO DE CAMARÃO E SALADA DE ABACATE COM MARISCOS

Mais uma opção para este fim de semana, de entrada uma salada de abacate com mariscos muito gostosa com sabores que irão surpreender o seu paladar. E como prato principal um delicioso risoto de camarões. Dá pra resistir?

SALADA DE ABACATE COM MARISCOS

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de mariscos
1 abacate pequeno
4 folhas de alface americana
2 rabanetes
1 colher (sopa) de semente de coentro
3 colheres (sopa) de vinho branco
1 limão
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Limpe os mariscos, retirando a cartilagem branca de dentro, leve ao fogo em uma frigideira com um fio de azeite, deixe refogar por 2 minutos, acrescente as sementes de coentro e depois o vinho, quando o vinho evaporar por completo, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Corte o abacate em cubos médios, tempere-o com sal, pimenta do reino, limão e azeite. Reserve
Corte os rabanetes em rodelas bem fininhas e a alface em tiras médias, tempere-as com sal, pimenta do reino, limão e azeite. Em dois pratos fundos coloque a alface e rabanetes, em cima o abacate e por último os mariscos. Sirva como entrada.

RISOTO DE CAMARÃO

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara (chá) de arroz arbóreo
400 gramas de camarão com casca
1/3 xícara (chá) de vinho branco
1 cebola pequena bem picadinha
3 colheres (sopa) de manteiga
1/3 xícara (chá) de queijo ralado
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva
Caldo:
Cascas dos camarões
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
1 talo de salsão
2 folhas de louro
1,200 ml de água fria
azeite de oliva

Limpe os camarões retirando a cabeça e casca, reserve as patinhas dianteiras, limpe o dorso dos camarões e salgue-os assim como as patinhas. Reserve.
Em uma panela com um pouco de azeite coloque as cascas e cabeças dos camarões para fritar por uns 5 minutos, acrescente a cebola, a cenoura e o salsão grosseiramente picados e o louro, deixe refogar por uns 2 minutos e cubra com a água fria. Deixe ferver, abaixe o fogo com a panela destampada por uns 40 minutos após a fervura. Coe e deixe no fogo baixo.
Em uma frigideira coloque 1 colher de manteiga e um pouco de azeite, leve ao fogo acrescentando a cebola, deixe até que elas estejam bem macias, coloque o arroz deixe refogar por uns instantes e coloque o vinho, quando o vinho estiver completamente evaporado, vá colocando o caldo aos poucos até que o arroz esteja cozido, aproximadamente 18 minutos (o ponto do arroz é ao dente, mas se preferir deixe mais tempo só tome o cuidado para não cozinhar demais). Enquanto isto, salteie os camarões com um pouco de azeite por uns 4 a 5 minutos, reserve uns camarões para decorar, frite as patinhas dos camarões deixando-as bem crocantes (coloque um pouco de azeite e em fogo bem baixo deixe-as virando de vez em quando, coloque uma folha de papel toalha em cima para não espirrar).
Para finalizar o risoto, acrescente o restante da manteiga, os camarões e o queijo ralado. Sirva decorando com camarões reservados e as patinhas crocantes. Dica: colocar as patinhas fritas é opcional, mas, além de dar um sabor e um crocante a mais o visual é bem interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário