quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LAGOSTIM COM ESPECIARIAS E ARROZ THAI JASMIN

No Brasil, com clima tropical predominante, é um tanto raro utilizarmos em nossa cozinha especiarias que nos trazem algo quente ao paladar. Aqui na região sul, pelo clima mais frio podemos usar e abusar dos temperos, só que não é de nosso habito culinário a utilização de tais especiarias. Hoje preparei um lagostim, que pode ser substituído por camarão, peixe ou até frango, que ficará delicioso pois se você curte a cozinha oriental, certamente vai se deliciar com esta receita.

LAGOSTIM COM ESPECIARIAS E ARROZ THAI JASMIN COM ABOBRINHA E LIMÃO SICILIANO

Ingredientes: (2 pessoas)

Para o Lagostim:
20 unidades de lagostim
1 litro de água fria
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 cebola picada grosseiramente
2 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de talos do coentro (opcional)
1/3 xícara (chá) de gengibre cortado em rodelas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
200 ml de leite de coco
1 colher (chá) de sementes de coentro
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1 colher (chá) de sementes de erva doce
1 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional)
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de vinho branco para dissolver o amido
sal a gosto


Para o Arroz:
1 xícara (chá) de arroz Thai Jasmin
2 xícaras (chá) de água fria
1 xícara (chá) de abobrinha brunoise (corte em quadrados bem pequenos)
2 dentes de alho picadinhos 
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
2 colheres (sopa) de raspas de limão siciliano
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o arroz só com a água e um pouco de sal. Reserve.
Em uma frigideira doure o alho, acrescente e abobrinha, sal e pimenta  e deixe refogar até estar cozida, mas firme, junte o arroz já cozido, as raspas do limão e o suco, misture bem.
Limpe os lagostins, salgue-os e deixe descansar na geladeira. Em uma panela coloque 2 colheres de azeite e acrescente as cascas e cabeças dos lagostins, deixe refogar por uns 5 minutos, mexa um pouco só para virá-los. Adicione a cebola, o alho, o gengibre, o louro e os talos de coentro, deixe refogar por mais 5 minutos. Acrescente o vinho e deixe até secar após adicione a água fria e deixe cozinhar sem tampar a panela por mais 40 minutos em fogo médio. Ao término coe e reserve o líquido e as cabeças dos lagostins para decoração.
Em uma frigideira coloque todas as sementes coentro, mostarda, erva doce e cominho e em fogo baixo deixe por 1 a 2 minutos e após coloque-as em um almofariz e soque até que se transforme em um pó, ou, se preferir coloque em um processador pequeno para moer as sementes, adicione a pimenta calabresa, a cúrcuma e a páprica. Reserve.
Com o restante do azeite frite os lagostins e reserve-os, na mesma frigideira adicione se necessários mais um fio de azeite e acrescente as especiarias em pó reservadas, deixe por 1 minuto, acrescente o caldo e deixe ferver bem, adicione o sal e o amido de milho já dissolvido no vinho, deixe encorpar, finalize com o leite de coco.
Para servir: coloque o arroz no centro do prato, espalhe o molho, divida os lagostins em duas porções colocando-os sobre o molho e decore com as cabeças. Bom apetite!