domingo, 2 de setembro de 2012

OSTRAS E CAMARÕES BEM SIMPLES

OSTRAS, CAMARÕES E VINHO BRANCO!!!

Domingo, que dificuldade pra cozinhar, dica pra quem tem acesso a frutos do mar...
Para acompanhar, pode ser um risoto, um purê de batadas ou então uma massa básica com alho, tomates cerejas, manjericão e azeite... Uma saladinha e pronto, bom apetite!!!!
 OSTRAS GRATINADAS

Ingredientes: (4 pessoas)

2 dúzias de ostras frescas
1 copo de requeijão cremoso
100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Abra as ostras soltando as duas partes internas, deixe na meia concha, acrescente uma colher de sopa de requeijão em cada uma e salpique o queijo parmesão ralado. Leve ao forno bem quente 200 °C por uns 10 minutos até que fique douradinho por cima. Sirva em seguida com umas gotinhas de limão...






CAMARÃO ROSA NO AZEITE COM ALHO


Ingredientes: (4 pessoas)

1 quilo de camarão rosa
1 limão
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de tempero baiano
1 ramo de coentro ou salsinha (pra quem não gosta não precisa)
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva extra virgem a gosto

Modo de Preparo:

Limpe o camarão, retirando a cabeça e a casca deixando o rabinho, faça um corte na parte superior do camarão para retirar aquele fiozinho que fica nas costas dele, lave bem e esprema um limão, deixe escorrer bem em uma peneira, tempere com o tempero baiano, sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça uma frigideira anti aderente, coloque um fio de azeite e o alho picado, cuidado para não queimar o alho, acrescente os camarões deixe refogar por uns 5 minutos. Acrescente o coentro ou salsinha e sirva. Dica: se a frigideira for pequena, não coloque os camarões de uma vez só, divida em  porções, para que não fique amontoado, pois quanto mais juntos maior o tempo para refogar e ainda poderá ficar aguado, prejudicando o sabor do prato.

DICA EXTRA:

Aproveite as cascas e cabeças dos camarões fazendo um belo caldo, lave-as bem e leve em uma panela com um pouco de azeite, deixe refogar bem e acrescente água fria (aproximadamente 1,5 litros), deixe cozinhando por uma 1 hora em fogo bem baixo, vá retirando a espuma que vai se formando por cima do caldo, quando estiver pronto, coe e deixe esfriar, coloque em um porte com tampa e leve ao freezer, você poderá utilizá-lo para fazer risotos,  sopas e molhos.

E O VINHO???

O que você preferir desde que seja branco e seco...
Uns dos meus favoritos Chardonnay Rutini 2010.











Nenhum comentário:

Postar um comentário