quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ABOBRINHA CARBONARA, SARDINHA SEM COMPLICAÇÕES E GELEIA DE RUIBARBO - Você já deve ouvido falar ou até provou o molho carbonara, aqui em uma versão simplificada vou utilizar abobrinha no lugar da massa, mas, se você quiser pode fazer com a massa, também fica muito bom e é super rápida. Como estamos na semana do peixe, não poderia deixar de colocar uma receita bem fácil de sardinha, que é uns dos peixes mais ricos em ômega 3, e ainda é tão barato que deveria ser consumido mais por todos nós.
Quem já não ouviu falar de ruibarbo, a maioria não sabe, mas se você tiver oportunidade de conseguir esta planta, aqui vai uma receita bem simples de geleia de ruibarbo, que você poderá comer com pães, biscoitos e com iogurte natural, este em particular é o meu favorito. Experimente!

ABOBRINHA CARBONARA

Ingredientes: (2 pessoas)

2 abobrinhas verdes
2 gemas
4 colheres (sopa) de nata fresca
1/3 xícara (chá) de parmesão ralado
150 gramas de bacon picadinho
sal e pimenta a gosto
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Com um descascador de legumes faça tiras da abobrinha evitando utilizar as sementes. Cozinhe-as rapidamente em água fervente e depois coloque-as em água fria, deixe escorrer.
Frite o bacon até que fique bem crocante, deixe repousar sobre o papel toalha. Reserve.
Misture as abobrinhas, as gemas, a nata e o parmesão ralado e leve ao fogo até que tudo incorpore e fique cremoso, tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Coloque em um prato salpique o bacon, regue com azeite de oliva e sirva...

SARDINHA FRITA

Ingredientes: (2 pessoas)

8 sardinhas frescas
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
óleo

Modo de Preparo:

Limpe as sardinhas retirando as vísceras, espinhas, cabeça e escamas, dividindo-as ao meio. Lave bem.
Com papel toalha seque-as bem salpique sal e pimenta e deixe sobre papel toalha e depois cubra-as também com o papel. Verifique se elas estão bem secas. Passe-as na farinha de trigo e retire o excesso da farinha e depois frite em pouco óleo. Sirva em seguida, com uma salada de rúculas, alfaces, tomates, pepino e pão integral em cubos passado pela frigideira com um pouco de azeite de oliva. Delícia!






GELEIA DE RUIBARBO

Ingredientes:

500 gramas de talos de ruibarbo
50 gramas de amoras
250 gramas de açúcar cristal
1 limão

Modo de Preparo:

Corte os talos de ruibarbo e deixe descansar com o açúcar por cerca de 5 horas. Após este período acrescente as amoras e leve ao fogo até começar engrossar, acrescente  as raspas da casca do limão e o seu suco. Deixe apurar até que engrosse um pouco mais. Retire e deixe esfriar. Conservar em geladeira.
Dica: A amora aqui acrescentada é só para dar uma cor mais vermelha na geleia, que pode ser substituída por outro tipo de fruta vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário