domingo, 9 de setembro de 2012

POLVO SEM COMPLICAÇÕES E SEUS ACOMPANHAMENTOS

POLVO A PROVENÇAL, SALADA DE LAGOSTIM E MOUSSELINE DE BATATA SALSA - O polvo para a maioria das pessoas é um ingrediente não muito comum de se preparar, mas, aqui vocês vão ver que é tão fácil quanto preparar um feijão. E o lagostim então, parece um bicho do outro mundo... mas também é tão simples que ele deixa de ser um simples enfeite de um prato, para se tornar atração principal de uma salada no estilo oriental, e, para completar, uma mousseline deliciosa para dar o toque final desta refeição deliciosa!

POLVO A PROVENÇAL

Ingredientes: (2 pessoas)

1 kg de polvo limpo
2 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
1/3 xícara (chá) de sálvia
sal e  pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho
1/2 limão
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Limpe bem o polvo, coloque em uma panela de pressão, tampe e leve ao fogo médio até o polvo começar a ferver (a panela começa a chiar) abaixe o fogo e deixe por aproximadamente 30 minutos quando o polvo deverá estar bem macio e tenro, limpe retirando a pele ela se solta facilmente raspando com uma faca, corte em pedaços não muito pequenos, e leve a uma frigideira com azeite e deixe-o pegar uma cor, acrescente as ervas picadas e os dentes de alho amassados,  quando as ervas estiverem crocantes, tempere com sal , limão e pimenta a gosto. Regue com azeite de oliva extra virgem e sirva. Simples assim...

SALADA DE LAGOSTIM

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de lagostim com casca
1 tomate picado em quadradinho
1 pepino japonês pequeno
1 colher (sopa) de akamê (alga marinha, encontrada em loja de produtos orienatais)
1 colher (sopa) gengibre bem picado
1 colher (sopa) de coentro ou salsinha bem picada
1 colher (sopa) de sementes de gergelim preto
1 colher (sopa) de óleo de gergelim tostado
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre de arroz ou limão
sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem os lagostim e coloque para cozinhar no vapor, caso você não tenha uma panela ou cestinho para cozimento no vapor, coloque em uma panela grande com bem pouca água no fogo bem baixo e tampe, mexa de vez em quando. Aproximadamente por 10 minutos.
Pique o pepino em quadradinhos acrescente uma colher (chá) de sal, misture e deixe escorrer em uma peneira, por uns 15 minutos, o akamê deverá ser colocado um pouco que água quente para que ele se hidrate. Misture todos os ingredientes do molho, coloque o tomate e o pepino. Reserve.
Descasque os lagostins com a ajuda de uma tesoura cortando a casca na lateral, acrescente o molho sobre eles. Sirva em seguida.
DICA: Se você não todos estes temperos orientais, tempere apenas com sal, azeite de oliva extra virgem e limão a gosto, e se preferir acrescente 1 colher (sopa) de maionese com 1/2 colher (sopa) de ketchup, fica delicioso.

MOUSSELINE DE BATATA SALSA

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de batata salsa
2 colheres (sopa ) de manteiga
200 ml de leite
200 ml de água
1 pitada de noz moscada ralada
                                                      sal a gosto

Modo de Preparo:

Descasque as  batatas salsa corte ao meio, acrescente o leite e a água e leve para cozinhar. Escorra e esprema as batatas salsa  reservando o leite, em uma panela junte as batatas, a manteiga, o sal e vá acrescentado o leite aos poucos até formar um purê mais mole, acrescente a noz moscada e pronto!
Se você tiver um mixer, passe na batata que ficará uma creme mais homogêneo.

Quanto ao  vinho, sugiro um sauvignon blanc, neste almoço degustamos com um chardonnay que  harmonizou muito bem com o polvo, em compensação foi um tanto potente para com  a salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário