terça-feira, 18 de setembro de 2012

MACARRON SEM MISTÉRIOS



Hoje duas receitas de sobremesas, uma um gelado de ricota que fica lindo você servir individualmente e outra um clássico da gastronomia francesa o macarron um biscoito  base de amêndoas, aqui numa versão fácil sem erros deste delicioso biscoito.


GELADO DE RICOTA COM CALDA DE AMORAS

Ingredientes: (8 porções)


500 gramas de ricota fresta passada na peneira
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina sem sabor
2 colheres (sopa) suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão
2 claras em neve
2 colheres (sopa) de açúcar
Calda:
1 pacotinho de polpa de amoras congeladas ou outra fruta a gosto
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina com 5 colheres (sopa) de água e leve ao microondas por 15 segundos, ou em banho maria até que ela fique líquida. Junte as claras e o açúcar leve ao fogo em banho maria por uns 3 minutos mexendo sempre depois bata até formar um merengue Em um liquidificador bata a ricota, o leite condensado, o creme de leite, o suco de limão e as raspas de limão, após misture a gelatina já dissolvida e as claras em neve. Divida em forminhas individuais molhadas com água fria e leve para gelar por no mínimo 2 horas.
Faça a calda levando a polpa e o açúcar ao fogo até que ferva e comece a engrossar. Deixe esfriar.
Para desenformar, basta aquecer água e colocar em uma forma deixe por uns instantes os potinhos, passe uma faca na borda e eles se soltarão facilmente.


MACARRONS

Ingredientes: (50 macarrons)

150 gramas de açúcar refinado
100 gramas de claras
130 gramas de farinha de amêndoas
130 gramas de açúcar confeiteiro impalpável
1 pitada de sal

Misture as claras e o açúcar refinado, leve-os para aquecer em banho maria por une 3 minutos, mexendo sempre, leve para uma batedeira e bata até ficar como um merengue. Junte a farinha de amêndoas, o açúcar confeiteira e a pitada de sal, passe-os na peneira e misture no merengue. Se quiser colorir basta adicionar o corante neste momento misture bem. Coloque em um saco de confeitar, faça um corte pequeno na ponta do saco ou coloque um bico de confeitar. Em uma assadeira faça as bolinhas de 3 cm de diâmetro e deixe espaço entre elas  de uns 6 cm sobre um tapete de silicone  ou então sobre uma folha de papel manteiga pincelado com manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 150°C por uns 10 a 12 minutos. Deixe amornar para retirar da assadeira. `Para rechear utilize creme de avelãs, ganache de chocolate, doce de leite, etc.
Dica: Se você usou o papel manteiga e não conseguiu retirar os macarrons coloque um pouquinho de água sob o papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário