domingo, 16 de setembro de 2012

OSSO BUCO AO VINHO E POLENTA CREMOSA

Aos domingos dá uma preguiça ficar na cozinha, mas. não se preocupe, aqui uma ideia de como salvar seu almoço de domingo... Não esqueça da salada e o vinho, aqui degustamos com um Malbec e um Cabernet Franc e o resultado foi muito bom, experimentem!


 OSSO BUCO BOVINO AO VINHO

Ingredientes: (4 pessoas)

2 Kg de osso buco bovino (músculo com osso)
750 ml de vinho tinto seco
2 cebolas
4 cenouras
1 talo de salsão
1 alho poró
4 folhas de louro
sal e pimenta do reino a gosto
óleo

Modo de Preparo:

No dia anterior, coloque em uma travessa os cortes de osso buco coloque sal e pimenta do reino, acrescente as cebolas, cenouras, talo do salsão, alho poró grosseiramente picados e as folhas de louro, junte o vinho  cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira.
Seque os cortes de carne e sele-os em uma frigideira bem quente com um pouco de óleo. coloque-os em uma travessa ou panela bem grande que possa ir ao forno e despeje o vinho e os vegetais sobre a carne, molhe um pedaço de papel manteiga e cubra a travessa, tomando o cuidado de deixar o papel  somente dentro da travessa. Deixe por 1 hora em forno pre aquecido 160°C, vire a carne e deixe por mais 1 hora, torne a virar a carne e deixe por mais 30 minutos a 1 hora. Fácil!!!
Se quiser um molho para a carne, passe pela peneira caldo, as cenouras, cebolas, alho poró e o salsão.


POLENTA CREMOSA:

Ingredientes: (4 pessoas)

8 xícaras (chá) de caldo de frango (ou água)
1 xícara (chá) de fubá amarelo
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Misture em uma panela de pressão (se quiser ter trabalho pode fazer no modo tradicional ficar mexendo por 40 minutos mais ou menos) o caldo de frango, o fubá, o sal e a pimenta, mexa até começar a ferver, quando ferver tampe a panela e em fogo baixo deixe por 20 minutos. Após misture o restante dos ingredientes mexendo bem. Sirva a seguir.



Um comentário:

  1. Mariza, amei teu blog! Já conheço suas delícias dos tempos do Vitrine... Ainda bem que seu marido mandou o link do blog pelo mailing, agora vou virar leitora assídua e vou testar muitas dessas receitas maravilhosas!
    Parabéns e muito sucesso pra vocês!!

    ResponderExcluir