terça-feira, 25 de setembro de 2012

MIGNON COM SHITAKE CREMOSO



Hoje preparei um filé mignon muito saboroso, e bem simples de preparar, é um corte de carne bem versátil, que por sua maciez e suavidade, sempre fica muito bom acompanhado com um bom molho, ou crosta ou então bem temperado. 



MIGNON COM SHITAKE CREMOSO


Ingredientes: (2 pessoas)


2 medalhões de filé mignon de 250 gramas cada
5 unidades de shitake seco (encontra-se em lojas de produtos orientais)
2 xícaras de água
1 talo de alho poró pequeno ou 1 cebola pequena
1 xícara (café) de vinho branco
2 colheres de manteiga
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 xícara (café) de leite
2 colheres (sopa) de nata ou creme de leite (UHT)
1 bola de mussarela de búfala cortada ao meio (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Modo de Preparo:

Coloque o shitake em uma tigela com a água. Deixe hidratar por no mínimo 1 hora. Retire o cabinho do shitake já hidratado desprezando-o, corte o shitake em fatias finas, corte o alho poró em rodelas finas (se cebola em quadradinhos), com um pouco de azeite refogue o alho poró e o shitake, acrescente 1 xícara da água onde o cogumelo foi hidratado e o vinho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e  deixe cozinhar até secar todo o liquido, quando o líquido estiver seco, acrescente a manteiga mexendo bem até que ela derreta, coloque o trigo, misture bem, acrescente o leite, deixe encorpar bem, se ficar muito firme acrescente mais um pouco do leite. Ao final do cozimento acrescente a nata. Reserve.
Tempere os filés com sal e pimenta do reino, derrame sobre eles um fio de azeite espalhando bem, coloque-os  em  uma frigideira bem quente, e retire um pouco antes do ponto desejado. Disponha-os em um refratário coloque em cima de cada um o cogumelo cremoso e a mussarela de búfala, regue com um pouco de azeite e leve ao forno pre aquecido 200°C por uns 10 minutos. Sivrva em seguida, acompanha bem batatas, arroz, legumes.