sábado, 15 de setembro de 2012

SALADA ESPECIAL COM CAMARÕES

VÁRIAS SALADAS EM UMA SÓ...

Esta salada pode ser servida como entrada ou como prato único ela traz sabores diferenciados não só pela diversidade de vegetais, mas também por ter temperos  que irão trazer surpresas ao paladar a cada garfada, aqui harmonizada com um vinho chardonnay argentino. E ainda com algumas dicas que você vai adorar, trazendo sabores mais intensos para sua salada, não se assuste com a quantidade de temperos, você poderá simplificar e fazer um só ou qualquer outro que queira, aqui é só uma sugestão para novos sabores...


Ingredientes: (2 pessoas para prato único)

10 camarões rosa
1 tomate cortado em rodelas
6 flores de couve flor cozida
4 folhas se alface americana
1/2 maço de rúcula
1 xícara (chá) de grãos de soja cozidos (pode ser substituído por feijão branco, feijão fradinho ou grão de bico)
1 repolho pequeno (você não irá utilizar ele todo, mas a parte que sobrar, você poderá guardar na geladeira por até 1 semana)
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva
óleo de canola
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
Patinhas de Camarão Crocantes
1 colher (café) de páprica picante
1 colher (café) de açafrão da terra (cúrcuma)

Tempero para a couve flor:
1 colher (sobremesa) de missô (pasta de soja)
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de água mineral

Tempero para o repolho e a soja:
5 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de gengibre bem picado
1 dente de alho bem picado
1 colher (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de semente de gergelim preto
1 colher (sopa) de hondashi (tipo de caldo de peixe em pó)
1 colher (chá) de açúcar

Molho de mostarda e iogurte:
1 gema
1 colher (sopa) de mostarda dijon
azeite de oliva extra virgem
4 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (sopa) de suco de limão
sal e pimenta do reino
1 colher (sobremesa) de mel

Modo de Preparo:

Descasque e limpe os camarões, reservando as patas dianteiras e traseiras dos camarões. Seque os camarões já limpos, com papel toalha, tempere com sal e reserve-os sobre papel toalha. Quanto as patas reservadas, salgue-as e as coloque em uma peneira deixando que fiquem bem secas.
Lave bem o repolho, corte-o em quadrados de aproximadamente 7 x 7 cm, coloque 2 colheres (sopa) de sal, mexa bem e coloque em um escorredor de macarrão com um prato e um peso em cima para que o repolho desidrate por no mínimo 1 hora.
Prepare os molhos: para o repolho e a soja - é só misturar todos os ingredientes. Tempere a soja com o molho e acrescente o sal. O restante do tempero misture sobre o repolho já descansado (não acrescente mais sal só se necessário).
Para a couve flor: misture tudo e salpique sobre a couve flor.
Para o molho de mostarda e iogurte: bata a gema com a mostarda, e vá acrescentando azeite de oliva até que fique um creme mais firme (que dê a quantidade de 3/4 de xícara de chá), acrescente o iogurte, o sal, a pimenta do reino, o limão e o mel. Este molho será servido sobre o camarão e as folhas.
Prepare as patinhas dos camarões: em uma frigideira anti aderente e um pouco de óleo de canola aquecido, coloque as patinhas e frite-as em fogo bem baixo, até que fiquem bem crocantes. Estas patinhas crocantes, serão servidas sobre as folhas e os tomates.
Prepare os camarões: misture a farinha de trigo, a páprica, o açafrão e a pimenta do reino, passe os camarões nesta mistura retire o excesso e frite-os em pouco óleo, por aproximadamente 5 minutos.
Para servir esta delícia, se você não desistiu, coloque  um pouco do repolho, a soja, as rodelas de tomates,  as folhas de alfaces rasgadas e as folhas de rúcula, salpique as patinhas crocantes, coloque a couve flor, finalize com os camarões e o molho de mostarda e iogurte. Tenha uma ótima refeição, saudável, cheia de sabores e texturas. Não deixe de fazer as patinhas dos camarões, você não sabe o que esta perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário