sábado, 22 de setembro de 2012

CAROLINAS RECHEADAS COM CREME


Alguma vez você tentou fazer carolinas? Bem, se não, vou ensinar o passo a passo desta massa simples edinâmica, você pode variar os recheios doces e ou salgados, tais como: cremes de diversos sabores, sorvetes, legumes, frios, etc, e as coberturas podem ser de chocolate, fondant, açúcar queimado, etc. A parte principal da massa é saber o ponto, pois a quantidade de ovos vai depender do tamanho do ovo. Abaixo tem uma foto onde demonstra o ponto da massa, com um pouco de massa colocada entre os dedos ao abrir forma-se uma curvinha. Este ponto é muito importante.

CAROLINAS RECHEADAS COM CREME
Ingredientes: (60 carolinas)

250 ml de água
100 gramas de manteiga sem sal
1 colher (chá) de açúcar (5 gramas)
1/2 colher (chá) de sal (3 gramas)
150 gramas de farinha de trigo (aproximadamente 1 xícara chá)
200 gramas de ovos (aproximadamente 4 ovos grandes)

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque a água, a manteiga, o sal e o açúcar e leve ao fogo para ferver, quando estiver fervendo, acrescente de uma só vez a farinha de trigo, mexendo sempre até formar uma massa lisa e homogênea, retire e leve à uma batedeira com batedor tipo raquete, em velocidade mínima vá batendo até que a massa esteja fria, após, vá adicionando os ovos um a um, certifique-se que antes de colocar o próximo ovo o anterior esteja completamente incorporado na massa, se não conseguir o ponto certo, adicione mais um ovo (bata o ovo de modo que você possa ir adicionando aos poucos até dar o ponto).
Coloque a massa em um saco de confeitar, corte a ponta do saco e modele as carolinas, deixando espaço entre elas.

Leve para em forno pre aquecido à 180°C até crescer e começar a dourar, então baixe a temperatura para 120°C por aproximadamente 40 minutos, ou até que fique sequinho. Retire e deixe esfriar antes de rechear.


CREME DE BAUNILHA

Ingredientes:

800 ml de leite integral
6 gemas
3/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 fava de baunilha ou essência de baunilha
2 colheres (sopa) de manteiga
200 gramas de chocolate branco ou meio amargo

Modo de Preparo:


Em uma panela grande leve o leite para ferver, na batedeira bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado, acrescente a farinha de trigo, o amido de milho e a baunilha, bata bem, junte 2 xícaras do leite feverente  e bata bem, após, junte a mistura de ovos ao restante do leite e continue mexendo em fogo baixo, mexa até que engrosse e o o trigo esteja completamente cozido. Deixe amornar e acrescente a manteiga. Cubra com filme plástico conforme foto ao lado. Quando completamente frio coloque em um saco de confeitar com bico perle (redondo) e recheie as carolinas pressionando com o bico na parte da base. Para cobrir derreta o chocolate no microondas em um saquinho que vá ao micro, faça um furinho em um dos cantos e decore as carolinas ou simplesmente passe-as no chocolate, virando a parte superior no chocolate derretido. E agora é só aproveitar!