sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ARROZ NEGRO COM BRÓCOLIS E TILÁPIA COM AMÊNDOAS

ARROZ NEGRO E TILÁPIA que cardápio interessante, um peixe um tanto comum e um arroz bem diferente do que estamos acostumados, o arroz negro originou-se na China e vem tomando conta das mesas brasileiras, incrementando nosso cardápio com sabor e nutrientes interessantes.
Aqui uma versão mais simples, o arroz de sabor marcante acompanhando a delicadeza da tilápia complementando assim seu sabor e textura,  para dar um maior equilíbrio a sua alimentação sirva também uma saladinha de alface, rúcula, tomates e queijo de cabra. Com este prato,  um vinho branco sauvignon blanc e ou um vinho verde, harmonizam perfeitamente...

ARROZ NEGRO COM BRÓCOLIS NA MANTEIGA

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara (chá) de arroz negro
4 xícaras (chá) de água fervente
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 cebola pequena picada
1 cenoura média picada
2 folhas de louro
2 dentes de alho picado
1 azeite de oliva extra virgem
1 xícara de brócolis picado
2 colheres de manteiga
sal e pimenta a gosto
2 colheres de manteiga

Modo de Preparo:

Refogue bem a cebola no azeite de oliva, acrescente a cenoura e o alho bem picadinho, acrescente o arroz e refogue bem, acrescente o vinho mexa até secar, acrescente a água, o louro e o sal e deixe cozinhar até quase secar a água, tampe e desligue o fogo. Reserve.
Refogue o brócolis na manteiga com um fio de azeite, acrescente sal e pimenta a gosto e deixe até que fique macio. Reserve.
Ao servir coloque o arroz no prato e sobre ele o brócolis refogado.
DICA: Prepare o arroz com antecedência pois ele demora para cozinhar (mais ou menos 1 hora). Quando for servir apure-o no fogo baixo, aqueça o brócolis e sirva.

TILÁPIA COM AMÊNDOAS EM LASCAS

Ingredientes:  (2 pessoas)

3 filés de tilápia
sal e pimenta a gosto
1 fatia de pão de forma
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
50 gramas de amêndoas em lascas
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Com um papel toalha seque bem os filés de tilápia e corte ao meio no sentido do comprimento, tempere com sal e pimenta nos dois lados,  frite em fogo bem forte em pouco azeite em uma frigideira anti aderente somente a até dourar os dois lados. Rale o pão em uma travessa e disponha os filés de peixe, pincele cada filé com a  mostarda e acrescente as amêndoas,  Leve ao forno elétrico pré aquecido 200°C por no máximo 10 minutos ou até que as castanhas estejam douradas.
DICA: Se você não tem um forno elétrico, coloque as castanhas em uma frigideira e leve ao fogo até dourar, e depois você coloca sobre o peixe, mas, deixei o peixe apurar um pouco mais na frigideira, e dispense o pão, pois ele só serve para o peixe não grudar na travessa quando for ao forno.

RECEITA EXTRA PARA SEU CÃOZINHO DE ESTIMAÇÃO:

Ingredientes:

1 coxa e sobre coxa sem pele e sem grodura
1 cenoura em rodelas
1 folha de couve
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
500 ml de água fria

Modo de Preparo:

Coloque tudo em uma panela com tampa e leve para cozinhar, até que o frango esteja bem cozido (desprendendo do osso). Deixe esfriar e sirva ao seu amiguinho, ele vai adorar!!!
Aqui servido com a ração favorita dele.