quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BROA, BISCOITOS E MUFFIN

Hoje é dia de por a mão na massa, vou ensinar a fazer um pão integral super fácil, cookies de castanhas, e para completar muffins que ficam deliciosos.

BROA INTEGRAL ESPECIAL


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de fermento para pão
300 gramas de farinha de trigo comum
500 gramas de farinha de trigo integral fina
200 gramas de aveia média
1 colher (sopa) de açúcar
3 colheres (sobremesa) de sal
1 xícara (café) de azeite de oliva extra virgem
650 ml de água fria
Ingredientes opcionais:
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
2 colheres (sopa) de semente de girassol
2 colheres (sopa) de quinoa
2 colheres (sopa) semente de chia
1 xícara de nozes picadas

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes secos e vá acrescentando aos poucos a água misturada com o azeite, você terá uma massa meio mole, amasse bem a massa. Unte uma tigela com azeite e deixe a massa descansar coberta com filme plástico, até que dobre de volume. Amasse bem novamente, unte uma ou mais (depende do tamanho) forma para pão com manteiga e coloque a massa preenchendo  3/4 da forma, deixe crescer até dobrar o volume. Leve para assar em forno pré aquecido 200°C por aproximadamente 40 minutos, ou até que o pão esteja bem dourado de ambos os lados e fundo. Dica: quando o pão esta bem assado, ele sai facilmente da forma e não se esqueça, unte com manteiga, caso contrário pode grudar na forma.

COOKIES DE CASTANHAS DO PARÁ, AMÊNDOAS E NOZES

Ingredientes:

100 gramas de manteiga ou margarina 70% de lípidos sem sal
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
3/4 xícara (chá) de açúcar cristal ou refinado
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia média
1 xícara (chá) de castanhas do pará, amêndoas e nozes grosseiramente picadas
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de chocolate em gotas (opcional)

Modo de Preparo:

Amasse a manteiga com os açúcares, acrescente os ovos, misture bem, e acrescente os demais ingredientes menos o chocolate em gotas. Se a massa ficou muito mole, acrescente um pouco mais de farinha de trigo, mas não muito. Deixe descansar por uns 10 minutos na geladeira,  unte e enfarinhe uma assadeira e .faça as bolinhas com a ajuda de uma colher, pode umedecer as mãos com água para não grudar e ficar mais fácil para desprender da mão, tome cuidado para deixar espaço entre os biscoitos, pois eles praticamente dobram de tamanho. Decore com o chocolate em gotas e leve para assar em forno pre aquecido por aproximadamente 25 minutos ou até que esteja firmes.
DICA: Você pode usar a margarina no lugar da manteiga desde que ela possua acima de 70% de lipídios, sempre vem na embalagem indicando a quantidade de lipídios que o produto tem.  Quanto as castanhas, pode ser um só tipo, aqui usei as três apenas para dar um sabor diferenciado e não usei o chocolate.

MUFFIN DE AMORAS COM CHOCOLATE

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá)  de fermento em pó
1/2 xícara (chá)de óleo
1/1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
300 gramas de amoras congeladas
50m gramas de chocolate ao leite picado
açúcar cristal

Modo de Preparo:

Em uma tigela misture a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate picado e o fermento. Em outro recipiente  bata os demais ingredientes exceto as amoras e o açúcar cristal, despeje aos poucos na tigela com a mistura dos ingredientes secos e misture bem. Acrescente à massa as amoras e coloque em forma para muffins  untada com manteiga até 3/4 da forminha  e salpique o açúcar por cima. Leve para assar por 20 minutos em forno pre aquecido 180°C, ou até que furando com um palito ele saia limpo.
DICA: Caso você não tenha forminha para muffins asse em xícaras de cerâmica ou tigelinhas.