sexta-feira, 28 de setembro de 2012

COSTELINHA DE PORCO AO MOLHO DE MISSÔ COM LENTILHAS

Quase todo mundo já provou o molho barbecue, bem, dei uma nova cara ao molho, utilizando a pasta de missô (soja fermentada),  deu um sabor diferenciado à carne e ficou uma delícia, e a lentilha com legumes também ficou demais!

LENTILHA COM LEGUMES

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara de lentilhas (deixe de molho por 1 hora)
1 talo de alho poró picado
1 talo de salsão picado
2 cenouras médias
2 batatas médias
2 dentes de alho picado
1 tomate picado sem sementes
salsa a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Modo de Preparo:

Descasque as cenouras e batatas e corte-as em quadrados pequenos, ambas no mesmo tamanho, em uma panela com um pouco de azeite doure o alho e junte a cenoura, a batata, o alho poró e o salsão, refogue um pouco e acrescente a lentilha já escorrida, cubra com  a água adicione o sal e tampe a panela. Quando a lentilha estiver quase cozida, acrescente o tomate. Após o cozimento, coloque a salsa e a pimenta do reino. Reserve


COSTELINHA DE PORCO AO MOLHO DE MISSÔ

Ingredientes: (2 pessoas)

800 gramas de costelinha de porco
1 limão
pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de missô
2 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 colheres (sopa) de alecrim
2 colheres (sopa) de tomilho
2 colheres (sopa) de salsa
1 fio de azeite

Modo de Preparo:

Tempere a costelinha com limão e a pimenta do reino (se preferir corte a costelinha em ripas 2 a 2). Misture um uma tigela o missô, o catchup, o açúcar mascavo, a páprica, e o vinho. Em um refratário disponha as costelinhas de modo que fiquem com a parte dos osso para baixo, em cima espalhe a mistura de missô e salpique as erva por cima e regue com fio de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido 180°C por aproximadamente 40 minutos, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 30 minutos. Sirva com a lentilha e algum vegetal salteado tipo ervilha torta, brócolis ou couve.