terça-feira, 20 de novembro de 2012

SALADA DE SOJA COM MOLHO DE GELÉIA DE PIMENTA E PEIXE NO AZEITE

A soja é um grão rico em proteínas, uma das principais fontes de isoflavona,   em suma, é um grão essencial para nossa saúde. O consumo da soja, por incrível que pareça é ainda muito pouco, pois muitas pessoas não sabem sequer como cozinhar este famoso grão, então, seguindo os passos abaixo, você não vai deixar de preparar para você e sua família este alimento saudável.

SALADA DE SOJA COM  MOLHO DE GELEIA DE PIMENTA

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara de soja
1 colher (sopa) de óleo ou azeite
2 tomates cortados em quadradinhos
2 talos de salsão em quadradinhos
1/2 xícara de uva passas
1 xícara (chá) de salsinha, cebolinha e hortelã
2 colheres (sopa) de limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de geleia de pimenta
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

De véspera deixe a soja de molho em água, para cozinhar é bom você utilizar uma panela de pressão, se não tiver não tem problema, mas vai demorar um pouco mais, na panela de pressão coloque a soja e cubra de água, não tampe, espere ferver, quando começar a espumar, retire esta esta espuma com auxílio de uma concha até que ela comece a diminuir, então, coloque 1 colher de óleo e tampe a panela e deixe cozinhar por 45 minutos, se você não colocar o óleo vai continuar a soltar espuma e vai entupir a tampa da panela. Caso você opte por cozinhar em uma panela comum, proceda da mesma forma, só que não precisa colocar o óleo e nem tampar a panela, mas precisa ficar adicionando água até que o grão esteja bem cozido,
Para o tempero, em uma tigela coloque o limão, o azeite, a geleia de pimenta, o sal e a pimenta do reino, misture tudo muito bem e acrescente os tomates, o salsão, as uvas passas, o cheiro verde e a soja, misture bem e sirva.
DICA: Quanto ao tempero, você pode variar fazer um molho oriental (já passei várias receitas), um com vinagrete,  com molho de iogurte, etc. Misture outros tipos de legumes e folhas, kani kama, peito de frango, salsichas, embutidos, o que você quiser pode variar.

FILÉ DE PEIXE COZIDO LENTAMENTE NO AZEITE

Ingredientes: (2 pessoas)

2 filés de peixe (o da sua preferência)
sal e pimenta do reino
2 dentes de alho amassado
1 semente de cardamomo
azeite de oliva
limão

Tempere os filés com sal e pimenta e deixe descansar na geladeira por no mínimo 20 minutos, após, seque com papel toalha e disponha-os em uma panela ou frigideira, cubra com azeite de oliva e coloque o alho e o cardamomo, deixe em fogo bem baixo até que esteja cozido, o tempo de cozimento vai depender da espessura do peixe. Retire e espalhe o suco de 1 limão sobre o peixe. Sirva com a salada de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário