domingo, 18 de novembro de 2012

TALHARIM CASEIRO AO MOLHO BOLONHESA

Quem não curti uma boa massa? E um bom molho então? Vamos começar com o molho que é super demorado, primeiro você não pode ter pressa, este molho fica cozinhando por 3 a 4 horas, então, programe-se, pois  ele fica delicioso, mas, precisa de todo este tempo para ficar pronto.

TALHARIM CASEIRO AO MOLHO BOLONHESA

Ingredientes: (6 pessoas)

1,200 Kg de carne moída (músculo traseiro)
1 lata (340 gramas) de extrato de tomate
1 1/2 xícara (chá) de cebola bem picadinha
1 xícara (chá) de aipo bem picadinho
1 xícara (chá) de cenoura bem picadinha
4 folhas de louro
1 garrafa de vinho tinto seco
sal e pimenta do reino a gosto
6 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Aqueça uma panela de fundo bem grosso,  coloque o azeite de oliva e refogue a cebola, o aipo e a cenoura, deixe até que fique bem caramelado, leva em torno de 20 minutos, acrescente a carne e deixe refogar bem, até que a mesma fique bem refogada e grudando no fundo da panela, leva em torno de 20 minutos, acrescente o extrato de tomate e deixe refogar por mais 10 minutos, adicione o vinho, o louro e o sal e deixe até que o vinho evapore, após coloque água e deixe que reduza todo o líquido, ao longo do cozimento vá adicionando água sempre que o líquido fique reduzido até completar 2 horas de cozimento, após adicione mais 500 ml de água e deixe até que complete 3 a 4 horas, em fogo baixo, ao final do cozimento, verifique o sal, coloque a pimenta do reino, quando for servir coloque a massa no molho, verifique se o molho está muito seco se estiver coloque um pouco da água do cozimento da massa. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado ou em lascas, como preferir.
DICA: Não tente diminuir o tempo pois o sabor do molho vai ficar comprometido, e quando for fazê-lo mexa-o somente quando necessário.

TALHARIM CASEIRO

6 ovos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
300 gramas de farinha de trigo
300 gramas de semolina

Em uma tigela misture as duas farinhas, faça um buraco no meio e coloque os ovos e o azeite, vá misturando com a ponta dos dedos envolvendo aos poucos as farinhas, quando tudo estiver incorporado, coloque a massa em uma bancada e vá amassando até que fique bem lisa. Envolva-a com filme plástico e leve para descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos. Após, corte-a em 10 pedaços, amasse cada pedaço e passe pela semolina antes de abrir na máquina de fazer macarrão. Após coloque para cozinhar em bastante água fervente com sal.
DICA: Se você não tem a máquina para fazer macarrão, amasse bem e abra com o rolo de macarrão, após aberta enrole a massa e corte.
Sempre que for fazer massa caseira, calcule 1 ovo por pessoa e 100 gramas de trigo para cada ovo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário