terça-feira, 6 de novembro de 2012

SALADA DE QUINOA

Quinoa, este grão tão famoso e um pouco distante de nossas mesas aqui no Brasil, deveria fazer parte de nossa alimentação diária, uns dos alimentos mais completos e  fácil de encontrar em qualquer prateleira de supermercado. O que nos falta é como prepará-la, de forma que se integre em nossas refeições, então aqui vai uma ideia deliciosa!

SALADA DE QUINOA

Ingredientes: (2 pessoas)

1/2 xícara (chá) de quinoa
1 dente de alho ralado
1 fio de azeite de oliva
1/2 colher (café) de sal
1 xícara (chá) de água fervente
1 tomate sem sementes
1 pepino japonês
1/2 xícara de manga um pouco verde
2 colheres (s) de uva passa sem sementes
2 colheres (s) de hortelã picada
2 colheres (s) de pinolis ou outro tipo de castanhas
2 ovos cozidos
1 xícara (café) de suco de limão
1 colher (chá) de mel
1 colher (sopa) de pimenta dedo de moça picado (opcional)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
sal e flor de sal a gosto
folhas de alface e rúcula

Modo de Preparo:

Cozinhe a quinoa, em uma panela coloque o fio de azeite e o alho ralado, quando começar a dourar, acrescente a quinoa, o sal e a água. Deixe cozinhar sem tampa e com fogo baixo, quando a água estiver quase seca, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe esfriar.
Corte o tomate, o pepino e a manga em quadrados bem pequenos e acrescente a uva passa e a hortelã, reserve. Faça o molho misturando o suco de limão, o mel, sal, a pimenta e o azeite misture bem e tempere a mistura com tomates e depois junte a quinoa. Em uma frigideira leve os pinolis para dar uma leve tostada. Monte o prato com as folhas depois a quinoa e os ovos, espalhe os pinolis e salpique flor de sal sobre as folhas e o ovo. Sirva como entrada, acompanhamento de peixes, aves e carnes ou então como prato único pois é uma salada super completa.
DICA: a manga pode ser substituída por maçã verde, abacaxi, ou outra fruta de sua preferência, e se você não gosta de misturar frutas, não faz mal, acrescente outros ingredientes no lugar, como: rabanetes, cenoura, nabo, etc...