sábado, 3 de novembro de 2012

MALFATTI DE ESPINAFRE COM RICOTA AO MOLHO DE LULAS E LULAS CROCANTES

Aqui vai uma receita bem simples, bastante nutritiva e bem fácil de fazer, se você gosta da culinária italiana vai se deliciar com o malfatti que significa mal feito em italiano. E ainda, uma lula super crocante que não tem erro, vamos tentar fazer?

MALFATTI DE ESPINAFRE COM RICOTA AO MOLHO DE LULAS

Ingredientes: (2 pessoas)

250 gramas de espinafre limpo
250 gramas de ricota
50 gramas de queijo ralado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo para enfarinhar
300 gramas de lulas limpas
3 colheres (sopa) de vinagre
3 tomates bem maduros
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 dentes de alho
1 colher (chá) de pimenta calabresa
2 colheres (s) de alcaparras
2 colheres (s) de manjericão
2 colheres (s) de azeite de oliva
lascas de queijo parmesão
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Para o malfiatti - cozinhe o espinafre em água fervente, escorra e esprema bem o espinafre para ficar bem sequinho e corte bem picadinho, rale a ricota e junte ao espinafre massando bem, acrescente o queijo ralado  e a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta, continue amassando até que forme uma massa bem homogênea, faça  12 bolinhas e depois passe-as na farinha de trigo. Leve ao fogo uma panela com 3 litros de água e 3 colheres (s) de sal para ferver, após coloque com cuidado as bolinhas para cozinhar, quando elas começarem a emergir, retire-as e coloque-as em um prato untado com azeite. Reserve.
Para o molho - Corte as lulas em anéis e os tentáculos deixe-os inteiros para lavar utilize de água e vinagre, leve uma frigideira ao fogo, acrescente o azeite, o alho e a pimenta calabresa, quando começar a dourar o alho coloque as lulas já limpas e escorridas, corte os tomates em quadrados de 1 cm e junte às lulas, acrescente o vinho, as alcaparras, o sal e a pimenta do reino,  deixe cozinhar até que as lulas estejam macias, se necessário acrescentar mais vinho, após o cozimento acrescente os malfattis no molho e deixe que fiquem absorvendo o molho enquanto aquecem, salpique o manjericão e sirva com lascas de queijo parmesão, regue com um fio de azeite de oliva extra virgem.


LULAS CROCANTES

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de lulas limpas
3 colheres |(s) de vinagre
1/2 xícara (chá)|de leite
1 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (s) de tempero baiano ou
(mix de páprica picante, coentro, cúrcuma, etc)
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritar

Modo de Preparo:

Corte as lulas em anéis e lave-as bem com água e vinagre, escorra bem e acrescente o leite, deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Misture o fubá, a farinha de trigo, os temperos, sal e pimenta do reino, escorra bem as lulas e acrescente um pouco de sal e passe-as na mistura de fubá, retire o excesso do fubá e leve-as para fritar em óleo bem quente até que fiquem bem douradas em fogo médio/baixo.
DICA: sirva com limão, com maionese misturada com um pouco de catchup, mostarda e pimenta. Delícia!
Para harmonizar uma cervejinha cai muito bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário