sábado, 10 de novembro de 2012

SUSHI, SASHIMI E TEMAKI

Quando você pensa em comida japonesa em primeiro lugar vem o sushi e sashimi, pois bem quero mostrar que não precisa ter grandes habilidades, é só você ir treinando que uma hora vai sair como manda o figurino, o principal é você conseguir temperar corretamente o arroz e depois se você não conseguir fazer os rolinhos com alga nori você pode tentar fazer o temaki que é bem mais fácil e ainda pode rechear com que preferir.
Vamos tentar?

SUSHI, SASHIMI E TEMAKI

Ingredientes: (2 pessoas)

Para o arroz:
1 xícara de arroz japonês
1 xícara de água

Para o temperar o arroz:
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de hondashi (opcional)

Para rechear:
1 pepino japonês
2 ovos
gengibre em conserva
1 colher sopa de furikake (tempero seco para arroz)
folhas de rúcula
maionese (opcional)
4 bastões de kani kama
3 folhas de alga nori
600 gramas de salmão fresco (de preferência da parte central do peixe)
molho de soja
wasabi

Modo de Preparo:

Para fazer o arroz você deve lavar bem o arroz umas 5 vezes, escorrendo bem a água, depois coloque em uma panela para fazer arroz com a água. Caso você não possua esta panela, coloque para cozinhar em uma panela de fundo grosso em fogo baixo deixando a panela semi tampada, quando a água estiver quase seca, desligue o fogo e tampe a panela e deixe por uns 20 minutos.

Para temperar, misture todos os ingredientes do tempero e leve ao fogo baixo e mexa bem até que dissolva o açúcar e o sal. Despeje o arroz em uma travessa e vá acrescentando aos poucos o tempero, tomando cuidado na hora de mexer, faça movimentos como estivesse cortando o arroz com uma colher de madeira, evite a de metal pois pode destruir os grãos de arroz e deixá-los empelotados.

Para fazer o shushi, existem várias maneiras práticas, tais como aos mãos, forminhas e até com um filme plástico conforme foto ao lado, é o método mais fácil, também com a esteira de bambu (própria para enrolar os sushis)  você pode fazer os rolinhos e depois cortar com um faca umedecida.

Caso seja complicado, faça o temaki, que é feito com a alga cortada ao meio e enrolada e depois acrescentado o arroz, a maionese e os recheios que você preferir Exemplo: coloque dentro do cone uma colher (sopa) de arroz temperado, depois passe um pouco de maionese misturada com um pouco de wasabi (cuidado que é picante) coloque folhas de rúcula, tiras de pepino, tiras de ovos, tiras de kani kama ou de salmão, gengibre em conserva e depois para completar o cone um pouco mais de arroz temperado.

Para fazer o ovo cortado para o recheio, basta você bater os ovos acrescentar uma pitada de sal e açúcar e depois levar em uma frigideira anti aderente untada com um pouco de azeite, faça 4 omeletes e depois corte-as em tiras.

Para o pepino, basta cortá-los no comprimento em tiras, colocar 1 colher (chá) de sal e deixar descansar em uma peneira para que escorra todo seu líquido por uns 15 minutos.

Para o kani kama, basta cortá-lo ao meio no sentido do comprimento.

Para cortar o salmão para o sashimi, seque bem com um papel toalha, certifique-se que ele está bem fresco, como? Basta cheirar e apertar a carne, ela não tem cheiro forte e a carne é firme e brilhante. Deixe o filé no freezer por uns 20 minutos para que fique bem firme, e depois corte em fatias não muito grossas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário