quinta-feira, 18 de abril de 2013

GATEAU SAINT HONORÉ

Uma das minhas sobremesas favoritas, reuni o crocante da massa folhada à maciez da bomba unidas pelo delicioso creme confeiteiro  e fios de açúcar. Saint Honoré é o santo dos padeiros e confeiteiros e esta sobremesa é a união destas duas profissão importantíssimas para a gastronomia.
Claro que será uma excelente sobremesa após uma refeição especial a dois...

GATEAU SAINT HONORÉ

Ingredientes: (4 pessoas)

500 gr de massa folhada
Corpo do Cisne
1/2 receita de carolinas (publicada em 22/09/2012)



Creme Confeiteiro:
500 ml de leite integral
4 gemas
100 gr de açúcar
60 gr de farinha de trigo
60 gr de amido de milho
50 gr de manteiga sem sal

Pescoço e cabeça do cisne


Creme Confeiteiro de Baunilha:
1/2 do creme confeiteiro
1/2 fava de baunilha
150 gr de creme de leite fresco


Creme Confeiteiro de Laranja:
1/2 do creme confeiteiro
raspas de 1 laranja Bahia
1 colher (sopa) cointreau
150 gr de creme de leite fresco
Opção p/substituir o cisne



Creme Inglês:
200 ml de leite integral
200 gr de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha
4 gemas
90 gr de açúcar

Fios de Açúcar:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
Massa Folhada




Modo  de Preparo:

Creme Confeiteiro - Coloque o leite para ferver. Enquanto isto, em uma batedeira bata as gemas com o açúcar, até obter um creme claro, adicione o trigo e o amido de milho e misture bem, adicione o leite fervente aos poucos mexendo bem. Leve ao fogo médio e mexa sem parar até que a espuma que se formou desapareça. Deixe amornar (coloque um filme plástico rente ao creme para não formar película) e adicione a manteiga.
Creme de Baunilha e Creme de Laranja - Bata o creme de leite 300 gramas em picos firmes e misture com o creme confeiteiro já frio, divida o creme em duas partes, em uma parte coloque a baunilha e misture bem e na outra parte coloque as raspas de laranja e o licor e misture bem. Reserve.

Creme Inglês - Misture o leite, o creme de leite fresco e a baunilha,  leve para ferver. Enquanto isto, em uma batedeira bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro,  após adicione aos poucos a mistura de leite fervente aos poucos sem parar de bater. Leve ao fogo médio sem parar de mexer e sem deixar ferver. Retire e dê um choque térmico colocando a panela em uma tigela com gelo. Coloque um filme plástico rente ao creme para não formar película e deixe esfriar.

Fios de Açúcar - misture bem a água com o açúcar e leve ao fogo deixando até obter um caramelo. Use em seguida.

Ganache: Em banho maria derreta o chocolate com o creme de leite, sem deixar ferver a água. Coloque em um saquinho de confeitar.

Montagem:

Em um prato cubra o fundo com o creme inglês, utilize o saco de confeitar para fazer os detalhes em ganache de chocolate, coloque um quadrado de massa folhada e recheie com o creme de laranja cubra com outro quadrado de massa folhada e passe mais um pouco de creme de laranja por cima, recheie as carolinas ou o cisne com o creme de baunilha e fixe-os sobre o creme, com o auxílio de um garfo faça os fios de açúcar sobre as carolinas. Sirva em seguida.