sábado, 6 de abril de 2013

SALMÃO COM CROSTA DE AMÊNDOAS E COUSCOUS MARROQUINO

O salmão tornou-se um dos peixes mais presentes nos cardápios dos restaurantes em quase todo o mundo, além de ser uns dos campeões em ômega 3, é muito saboroso e seu preparo é tão vasto que quase ficamos na dúvida qual é a melhor maneira de prepará-lo. Acredito que existam milhares de receitas, desde as mais simples até as mais sofisticadas, mas, como procuro sempre publicar receitas simples e fáceis de fazer, aqui vai uma que você poderá fazer em sua casa e disfrutar com seus familiares.

SALMÃO COM CROSTA DE AMÊNDOAS

Ingredientes: (2 pessoas)

2 tranches de salmão com pele (aproximadamente 300 gramas cada)
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
3/4 de xícara (chá) de amêndoas em lâminas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Tempere o salmão com sal e pimenta e deixe descansar por uns 20 minutos na geladeira. Em uma frigideira coloque o azeite e a manteiga, quando a manteiga estiver derretida coloque o salmão com a pele para baixo, deixe por uns 5 minutos, e depois vire deixando por mais 3 minutos.
Retire do fogo, coloque em um refratário, pincele a mostarda por cima dos tranches e coloque as amêndoas, grudando-as na mostarda, regue com azeite de oliva e leve ao forno pré aquecido 180°C até que as amêndoas estejam douradas. DICA: Se você não gosta de peixe mal passado, deixe por mais tempo na frigrideira uns 6 minutos de cada lado, mas lembre-se, enquanto mais passado, mais seco ele irá ficar.

COUSCOUS MARROQUINO COM LEGUMES

Ingredientes: (2  pessoas)

1 xícara de couscous
1 xícara de água fervente
1 cenoura cortada em brunoise (quadrados bem pequenos)
1 abobrinha cortada em brunoise
1 cebola pequena cortada em brunoise
1 pimentão vermelho pequeno cortado em brunoise
2 dentes de alho bem picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela coloque o couscous e despeje a água fervente, cubra com uma tampa e deixe hidratar.
Em uma frigideira aqueça o azeite refogue a cebola até que esteja transparente, acrescente o alho, a cenoura e o pimentão, refogue tudo por uns 5 minutos, junte a abobrinha, tempere com sal e pimenta a gosto, deixando refogar até que a cenoura esteja macia. Junte a mistura com o couscous hidratado e sirva acompanhando o salmão.
DICA: Este acompanhamento é ótimo para carnes, peixes e aves.