terça-feira, 2 de julho de 2013

SALMÃO COM LIMÃO SICILIANO E ALHO PORÓ

SALMÃO SUPER FÁCIL - ACOMPANHADO COM BATATA DOCE COM BACOM E BRÓCOLIS COM  COUVE FLOR REFOGADOS EM ALHO E AZEITE
Simplesmente delicioso!
Após um longo período sem publicar novas receitas, estou de volta! Por motivos de saúde novamente estive afastada de minhas atividades normais, mas, voltando com força total... Aproveitem! E coloco-me a disposição de todos os leitores, para se quiserem uma receita diferente ou com algum ingrediente em especial, é só pedir que tentarei atender a todas as solicitações, ok?
Bem, salmão é tudo de bom, faz bem para saúde, é gostoso, versátil e de fácil preparação, aqui vai também uma sujestão para acompanhamento, que pode ser para qualquer tipo de prato, aves, peixes, carnes brancas ou vermelhas.... confira!

SALMÃO COM LIMÃO SICILIANO E ALHO PORÓ

Ingredientes: (2 pessoas)

2 pedaços de filé de salmão (tranches)
1 alho poró
1/3 xícara (chá) de vinho branco seco
1 limão siciliano (suco e raspas da casca)
2 colheres de creme de leite fresco
sal e pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Limpe bem o alho poró e corte em tirinhas e depois corte novamente formando quadradinhos (este corte chama-se brunoise), coloque uma frigideira para aquecer, adicione 2 colheres de azeite e 1 colher de manteiga, acrescente o alho poró e refogue até que fique macio, acrescente o vinho e deixe evaporar o álcool e junte o suco e as raspas do limão, por último acrescente o creme de leite fresco, mexa bem e sirva sobre o salmão.
Limpe o salmão retirando as espinhas com auxílio de uma pinça ou uma faca pequena, seque com papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira aquecida, adicione 2 colheres de azeite e 1 colher de manteiga e coloque o salmão com a pele para baixo por aproximadamente 4 a 6  minutos (depende da altura do peixe e como você prefere mal passado ou ao ponto), após vire e deixe por mais 4 a 6 minutos. Sirva a seguir com molho de alho poró por cima.

BATATA DOCE COM BACOM

Ingredientes: (2 pessoas)

2 batatas doce médias
100 gramas de bacom
sal e pimenta a gosto
1 a 2 colheres de azeite de oliva
1 colher (sopa) de tomilho
água se necessário

Modo de Preparo:

Corte as batatas em pequenos quadradinhos (brunoise) e reserve.
Corte o bacom também em brunoise e leve em uma frigideira com 1 colher de azeite, deixe dourar bem. Retire e reserve sobre um papel toalha.
Se necessário acrescente mais 1 colher de azeite e adicione as batatas, tempere com sal,  pimenta do reino e  tomilho, vá mexendo até que fique cozida,  se necessário coloque de 1 colher de água ou mais para ajudar no cozimento (isto se a batata estiver bem dura). Quando cozida e bem sequinha, acrescente o bacom e sirva a seguir.

BRÓCOLIS E COUVE FLOR COM ALHO E AZEITE

Ingredientes:

1 xícara de brócolis picado em quadradinhos (brunoise)
1 xícara de couve flor picado em quadradinhos (brunoise)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho bem picado
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma frigideira aquecida coloque o azeite e o alho, deixe dourar levemente e acrescente o brócolis e a couve flor, tempere com sal e pimenta do reino, retire assim que estiver cozida (al dente).