terça-feira, 2 de abril de 2013

BOLO DE MILHO E CURAU

Nascida no interior do Paraná, cresci comendo vários quitutes feitos de milho verde. Sei que existem várias receitas de bolo e curau de milho, mas, com certeza, se você não tem uma receita favoria e também que sempre vai dar certo, experimente estas receitas.

BOLO DE MILHO VERDE

Ingredientes:

7 espigas de milho mais maduras (ou seja bem amarelo)
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
50 gramas de queijo (minas ou outro de sua preferência)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Com uma faca, retire o milho das espigas tomando o cuidado para não passar a faca muito junto à espiga, após, com o auxílio de uma colher passe nas espigas retirando o restante da polpa do milho.
Junte todos os ingredientes no liquidificador exceto o fermento, bata tudo muito bem acrescente o fermento misturando bem a massa, unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, leve ao forno pré aquecido 170°C por aproximadamente 1 hora (vai depender o tipo de forma que você utilizar se for funda 1 hora e se rasa por 40 minutos). Espere esfriar por completo para depois desenformar.

CURAU DE MILHO VERDE


Ingredientes:

7 espigas de milho verde (de preferência mais amarelo)
4 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
canela para polvilhar

Modo de Preparo:

Igual ao bolo de milho, separe o milho das espigas. No liquidificador bata o milho com a água e depois passe pela peneira. Em uma panela coloque o líquido separado do milho e acrescente o açúcar, leve ao fogo médio e misture sempre, quando começar a ferver e engrossar, abaixe o fogo e não deixe de mexer bem por uns 20 minutos, ou até que o gosto de milho cru desapareça.
Despeje em um refratário de vidro umedecido com água. Deixe esfriar,  desenforme e polvilhe com canela corte e sirva gelado ou em temperatura ambiente.
DICA: Você pode substituir a água por leite.
- Se você quiser a consistência de creme,  substitua a água por leite e acrecente 1 xícara (chá) de leite condensado e 200 gramas de creme de leite fresco ou  UHT.
- Se você for fazer o bolo e o curau,  ao mesmo tempo, utilize apenas 10 espigas de milho, 7 para o curau e 3 para o bolo, pois você pode utilizar o milho que foi separado do líquido para fazer o curau, mas, diminua o leite do bolo para 1/2 xícara (chá).