quinta-feira, 11 de abril de 2013

CAÇAROLA DE FRANGO COM POLENTA GRATINADA COM GORGONZOLA

Aos domingos em nossa linda cidade de Curitiba, muitas pessoas vão até o bairro de Santa Felicidade onde existem vários restaurantes italianos que servem enormes quantidades de polenta com frango, mas, você não precisar ir até Santa Felididade para ser feliz, vá até a cozinha e comece a busca da felicidade...

CAÇAROLA DE FRANGO

Ingredientes: (2 pessoas)

1/2 frango caipira cortado em pedaços
1 cenoura em cubos pequenos
1 cebola em cubos pequenos
1 talo de salsão em cubos pequenos
1 tomate em cubos pequenos
3 dentes de alho picado
1 folha de louro
1 pitada de pimenta calabreza
1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
1 ramo de alecrim
1 xícara (chá) de caldo de frango
1 xícara (chá) de vinho branco seco
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Em uma caçarola (ou uma panela de fundo grosso) aqueça o azeite de oliva e doure bem os pedaços de frango, reserve. Na mesma panela refogue a cenoura, cebola, o alho e o salsão, quando estiver dourado junte o frango, o tomate, o louro, a pimenta calabreza, o alecrim e o açafrão da terra, refogue mais um pouco, acrescente o vinho e o caldo de frango, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe cozinhar tampado até que o frango esteja bem macio e o líquido esteja bem reduzido. Sirva com a polenta.

POLENTA COM QUEIJO GRATINADA COM GORGONZOLA

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara (chá) de fubá
3 xícara (chá) de água
sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
50 gramas de queijo gouda ou outro de sua preferência
50 gramas de queijo gorgonzola

Modo de Preparo:

Ferva a água coloque o sal (não salgue muito pois o queijo contém sal), junte o fubá aos poucos batendo bem para não empelotar (se optou por um fubá instântaneo respeite o tempo de cozimento indicado na embalagem) vá mexendo bem até que a polenta desprenda da panela ou até  que não sinta mais o gosto do fubá cru. Junte a manteiga e o queijo gouda cortado em cubos, passe água em um refratário e despeje a polenta e deixe esfriar. Quando estiver frio, com auxílio de um cortador corte a polenta unte uma assadeira com azeite e disponha a polenta cortada com a parte de cima voltada para baixo, distribua o gorgonzola sobre a polenta e leve ao forno para gratinar. Sirva com o frango.
DICA: Você pode fazer a polenta com antecedência.