quarta-feira, 17 de abril de 2013

TORTELLI DE ABÓBORA NA MANTEIGA COM CAMARÕES, PINOLIS E SÁLVIA

Para receber os amigos, nada melhor que uma bela massa recheada e ainda para completar uns camarões deliciosos, acompanhados com um maravilhoso chardonnay da Zuccardi safra 2011, cuja harmonização foi perfeita, fica a dica.
Caso seja muito complicado para você fazer a massa, passe em uma casa de massas e compre-a  pronta só para você rechear.


TORTELLI DE ABÓBORA NA MANTEIGA COM CAMARÕES, PINOLIS E SÁLVIA

Ingredientes: (4 pessoas)

Para a massa:
200 g de farinha de trigo de grano duro
2 ovos
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de sal

Para o recheio:

1 abóbora cabotia
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de cravo
1 colher (sopa) de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva extra virgem

Para a manteiga:

100 gr de manteiga sem sal
12 camarões rosa
2 colheres (sopa) de pinolis
1/2 xícara (chá) de folhas de sálvia
sal e pimenta do reino a gosto
raspas de 1 limão siliciano
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Primeiro prepare o recheio: em uma assadeira, coloque a abóbora cortada com a casca e sem sementes, tempere com a canela, o cravo, o tomilho, o sal, a pimenta e regue com o azeite, cuvbra com papel alumínio e leve ao fogo pre aquecido a 180°C por uns 20 minutos e depois retire o papel alumínio e deixe até que fique bem assada. Retire a casca e amasse a abóbora, verifique o sal e deixe esfriar.
Prepare a massa, misturando os ovos com o azeite e o sal , faça uma cova no centro da farinha de trigo, coloque a mistura de ovos e vá misturando até que se torne uma massa bem homogênea. Deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos ou mais. Divida a massa em quatro partes e passe pela máquina de macarrão até ficar bem fina (utilizei até o nr. 6), com auxílio de um cortador corte a massa e modele os tortellis, o recheio tem que estar frio. Cozinhe em água fervente com sal.
Para a manteiga: Clarifique a manteiga colocando-a em uma panela pequena e deixando que derreta em fogo bem baixo, quando pronta,  retire apenas a parte clarificada, descartando o soro.
Limpe bem os camarões deixando a cauda, tempere-os com sal e pimenta do reino e deixe descansar em uma peneira sobvre um prato denbtro da geladeira por uns 15 minutos. Em uma frigideira, coloqiue o azeite e 3 colheres (sopa) da manteiga clarificada e doure os camarões deixando aproximadamente 2 minutos de cada lado (depende muito do tamanho do camarão). Em outra frigideira coloque o restante da manteiga clarificada e em fogo baixo coloque as folhas de sálvia e quando elas estiverem quase crocantes adicione os pinolis, coloque os tortellis já cozidos e deixe-os para que peguem bem o sabor da manteiga com a sálvia, coloque os camarões, as raspas de limão, sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário