segunda-feira, 25 de março de 2013

BACALHAU COM PIMENTÕES E MOLHO TAPENADE

Nesta época do ano, temos como costume o hábito de comer bacalhau. Existem diversas maneiras de se preparar um bacalhau, mas, geralmente é feito desfiado ou em lascas com bastante azeite de oliva, batatas, azeitonas, cebolas, etc., fica muito gostoso... Só que quando queremos algo mais requintado, podemos usar o lombo do bacalhau, hoje em dia esta mais fácil de encontrá-lo, seja salgado ou dessalgado. Vocês vão ver o como é prático e delicioso!

LOMBO DE BACALHAU COM PIMENTÕES E MOLHO TAPENADE

Pimenta Cambuci
Ingredientes: (2 pessoas)

2 lombos de bacalhau de aproximadamente 250 gramas cada
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelho
4 pimentas cambuci ou 1/2 pimentão verde
1 talo de alho poró ou 1 cebola média
1 xícara (chá) de semolina ou farinha de trigo
azeite de oliva
azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto
Molho Tapenade:
8 azeitonas pretas bem picadas
6 alcaparras bem picadas
1 dente de alho pequeno espremido
azeite de oliva extra virgem
1 colher (chá) tomilho limão

Modo de Preparo:

Se você optou por utilizar o bacalhau salgado, dessalgue o mesmo durante 3 dias na geladeira trocando a água pelo menos 4 vezes ao dia, lembre-se o quanto mais você trocar a água menos sal o bacalhau terá.
Escorra bem a água e coloque-os em uma panela com água fervente por aproximadamente 10 minutos, seque bem os lombos do bacalhau, retire a espinha central e laterais se houver, deixe-os na geladeira envolto em papel toalha por 1 hora. Se necessário, acerte o sal, passe-os na semolina ou farinha de trigo e em uma frigideira com azeite de oliva, coloque-os com a pele voltada para baixo deixe dourar bem e vá virando cada vez que ficar dourado todos os lados.
Corte os pimentões e alho poró em tirinhas bem finas (juliene) e refogue-os em azeite de oliva, sal e pimenta do reino.
Disponha os lombos em um refratrário pequeno e por cima acrescente a mistura de pimentões e o alho poró regue com azeite de oliva e leve ao forno pré aquecido 180° C por aproximadamente 15 minutos.
Molho Tapenade: misture bem todos os ingredientes e sirva junto com o bacalhau.
Sirva com batatas cozidas e ou assadas, purê, couscous marroquino, arroz branco, etc.

BATATAS DOURADAS

Ingredientes: (2 pessoas)

10 batatas primeirinha (bem pequenas)
4 dentes de alho
páprica picante
cúrcuma
1 ramo de alecrim
azeite de oliva
1 colher de manteiga
sal a gosto

Lave bem as batatas e leve para cozinhar em água e sal, não deixe cozinhar demais, escorra a água e deixe esfriar um pouco, com auxílio de uma colher, amasse um pouco cada batata sem desmanchar, tempere com a páprica, a cúrcuma e o alecrim picado, regue com azeite de oliva, coloque os alhos amassados e distribua a manteiga sobre as batatas, leve-as para assar em forno 180° C por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam bem douradas e crocantes. Ótimo acompanhamento para peixes, carnes e aves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário