segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

MOTI - BOLINHO DE ARROZ JAPONÊS


Descendente de japoneses ainda sigo algumas tradições de meus antepassados. O MOTI é um bolinho feito de arroz próprio para ele e que no dia 31 de dezembro as famílias fazem este bolinho para ser consumido no dia 1° de janeiro, dizem que dá sorte... Quando eu era pequena, lembro de ter visto meu pai e meu ditian (avô) à bater o moti em um pilão grande de madeira, enquanto um batia o outro mexia a massa dentro do pilão, é algo que nos dias atuais não é mais frequente entre as famílias nipônicas. Então, com o passar do tempo os descendentes foram comprando pronto o moti ou então em uma versão moderna o fazem em casa de uma maneira mais rápida e menos trabalhosa. Minha mãe me ensinou a fazer o moti no microondas e fica uma delícia, em memória a minha querida mãe, vou dividir com vocês a receita do moti e espero que todos possam aproveitar sempre que quiserem.




MOTI DE MICROONDAS

Ingredientes: (10 unidades)

500 gramas de arroz próprio para fazer moti
150 ml de água
azeite de oliva
amido de milho

Modo de Preparo:


De véspera deixe o arroz de molho em água até que cubra todos os grãos. No dia seguinte escorra a água e em uma peneira lave bem o arroz e deixe escorrer bem a água. No liquidificador junte a água e o arroz e bata bem até formar uma pasta lisa e homogênea, unte um refratário com azeite e despeje toda a massa e leve ao microondas por 3 minutos em potência alta, após, retire e mexa bem com uma colher untada com azeite. Leve ao microondas novamente por 3 minutos, após retire e mexa novamente e leve por mais 1 minuto, retire e despeje sobre uma tábua de corte polvilhada com amido de milho, com cuidado pois a massa esta quente, vá achatando e virando a massa até que fique na espessura de 1 cm, com auxílio de um copo ou cortador de biscoitos passe a borda no amido de milho e vá formando os motis, quando terminar irá sobrar uns recortes que você poderá fritar com um pouquinho de azeite e comer molhando em uma mistura de molho de soja e açúcar, já dá para ir sentindo o gostinho da sorte do Ano Novo!











Nenhum comentário:

Postar um comentário