sábado, 22 de dezembro de 2012

COXA E SOBRE COXA DE FRANGO RECHEADA COM SALAME, QUEIJO ROQUEFORT , LIMÃO SICILIANO, NOZES E UVA PASSAS

Frango nesta época do ano é sempre desprezado pois seus parentes, peru e chester ganham espaço nas mesas dos brasileiros. Mas, que tal fazermos uma preparação diferente com o frango e que vai surpreender muitos paladares? Dá um pouquinho de trabalho, mas, você poderá fazer em 2 etapas se assim preferir.

BALLOTINE DE FRANGO COM SALAME, ROQUEFORT, LIMÃO SICILIANO,  PASSAS E NOZES

Ingredientes: (2 pessoas)

2 coxas e sobrecoxas
1 dente de alho
sal e pimenta do reino a gosto
8 fatias de salame
2 fatias de queijo roquefort
1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de uva passas
2 colheres (sopa) de nozes picada
barbante para amarrar
filme plástico
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Lave e seque bem as coxas, retire os ossos fazendo um corte na parte interna da coxa no sentido do comprimento, contornando o osso e retirando-o (vide foto).. Com auxílio de um batedor de carne,  coloque um filme plástico por baixo e por cima  tomando cuidado de deixar a pela virada para baixo, bata delicadamente até que fique uniforme na espessura. Tempere com  limão, sal, pimenta do reino e o alho, por cima de cada coxa coloque o recheio, as fatias de salame, o queijo roquefort, as raspas de limão siciliano, as nozes e uva passas, amarre cada coxa com o barbante e depois enrole com o filme plástico por várias camadas do filme até ficar bem firme, enrole as pontas laterais e amarre-as com o barbante. Coloque em uma panela com água fervente para cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, após este tempo, retire e deixe esfriar bem, só depois retire o plástico e o barbante.
Em um frigideira anti aderente, coloque o azeite de oliva e doure bem a pele da coxa ou então leve ao forno pré aquecido 200°C por 20 minutos ou até que a pele esteja bem dourada.
DICA: para fazer em duas etapas, você pode deixar cozido no filme plástico e reservar na geladeira até o momento de dourar a pele.
Quanto ao recheio, você fica livre para escolher o recheio que mais gostar.
Aqui servido com uma salada de folhas, beterraba, gomos de laranja e carambola. Delícia!