sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CHEESE CAKE GELADA DE RICOTA COM FRUTAS VERMELHAS

Leve e simples de fazer, uma ótima opção para as festas de final de ano. Sem nenhuma habilidade faça você mesmo esta sobremesa que além de ficar linda agrada a quase todos os paladares.

CHEESE CAKE GELADA DE RICOTA COM FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes: (16 fatias em média)

200 gramas de biscoito maisena
100 gramas de manteiga derretida
500 gramas de ricota
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de raspas de limão
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sobremesa) de gelatina sem sabor incolor
1 xícara (chá) de geleia de morangos ou outra fruta vermelha
5 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor incolor
500 gramas de frutas vermelhas variadas (morango, mirtilo, cerejas, amoras, framboesas, etc)

Modo de Preparo:

Em uma tigela junte as claras com o açúcar e leve ao fogo em banho maria mexendo sempre por 3 minutos, retire e leve para a batedeira e bata até formar neve em picos firmes. Reserve.
No processador, triture os biscoitos e junte a manteiga derretida, bata até dar liga. Em uma forma redonda de fundo removível de aproximadamente 27 cm de diâmetro untada com manteiga, espalhe a mistura de biscoitos formando o fundo da cheese cake, passe as costas de uma colher para firmar bem a base. No processador, coloque a ricota, o leite condensado e o creme de leite, e misture bem, junte as raspas e o suco de limão, a essência de baunilha e a gelatina hidratada  em um pouco de água e dissolvida em banho maria. Junte delicadamente as claras em neve, e despeje a mistura sobre a base de biscoitos. Leve para a geladeira por no mínimo 5 horas,  ou até que a mesma fique firme. Em uma panela leve ao fogo a geleia com a água até levantar fervura, deixe amornar e acrescente a gelatina hidratada em um pouco de água e dissolvida em banho maria  e despeje sobre a cheese cake. Leve para gelar.  Após firmar a cobertura, retire  da forma, coloque sobre um prato bem bonito e decore com as frutas vermelhas.
DICA: Para dissolver a gelatina mais rapidamente, coloque 2 colheres (sopa) de água para cada colher (sopa) de gelatina misture bem e leve ao microondas por 15 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário