terça-feira, 6 de agosto de 2013

BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS

BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO COM MOUSSE DE CHOCOLATE E MORANGOS
Dia dos Pais chegando, que tal preparar este bolo? Afinal ele merece!
Bem simples, não necessita de muita técnica, e se você quiser pode até incrementar com a decoração de chocolate rendado em placas, muito simples de fazer.

BOLO DE CHOCOLATE

Ingredientes: (1 bolo de 25 cm de diâmetro)

4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó 50% de cacau
3/4 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bater em uma batedeira os ovos com o açúcar, até formar uma massa clara e fofa, bater durante uns 10 minutos aproximadamente. A parte peneire a farinha de trigo, o amido de milho, o chocolate em pó e o fermento em pó, e vá adicionando aos poucos na mistura de ovos e açúcar, alternando a parte seca com a água, misture delicadamente. Faça um molde com o fundo da assadeira formando um redondo e recorte tiras de 10 cm de altura por 80 cm de comprimento formando a lateral da assadeira. Unte uma assadeira de 25 cm de diametro fixe o fundo e a lateral com o papel manteira, despeje a massa e leve ao forno pre aquecido 170 °C por 40 minutos aproximadamente, ou até que espetanto um palito ele saia limpo.

GANACHE DE CHOCOLATE

Ingredientes:

400 gramas de chocolate meio amargo
400 gramas de creme de leite fresco ou creme de leite UHT

Modo de Preparo:

Aqueça o creme de leite e acrescente o chocolate meio amargo picado, misture até obter um creme uniforme. Reserve na geladeira por no mínimo 1 hora.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes:

3 claras de ovo
6 colheres (sopa) de açúcar
metade da ganache pronta

Modo de Preparo:

Em banho maria aqueça as claras com o açúcar, por aproximadamente 4 minutos, mexendo sempre para que a clara não cozinhe, após, com auxílio de uma batedeira, bata as claras até que fiquem frias, misture delicamente a ganache com as claras. Reserve na geladeira por no mínimo 2 horas.
DICA: Faça a Ganache e a Mousse no dia anterior ou um período antes.

CREME DE CHOCOLATE

Ingredientes:

200 gramas de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
4 colheres de chocolate em pó 50% de cacau

Modo de Preparo:

Em uma batedeira, junte a nata, o açúcar, a baunilha e o chocolate em pó e bata até formar um creme. Utilize a seguir.


PLACAS DE CHOCOLATE RENDADO

Ingredientes:

100 gramas de chocolate meio amargo picado

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho maria (sem deixar a água ferver). Retire e dê o choque térmico no chocolate (temperagem) coloque-o em uma tigela limpa sobre outra vasilha com água, mexendo sempre até atingir 31° C. Coloque em um saquinho de plástico de polipropileno ou outro que seja forte, e faça um pequeno corte em uma das pontas. Com auxílio de um molde feito com acetato (faça-o recortando o centro com um estilete formando um retângulo vazio de 8x5 cm), vá preenchendo com o chocolate formando um rendado, faça em cima de um papel alumínio o uma placa de silicone, deixe secar bem depois retire com cuidade com auxílio de uma espátula. Faça 25 unidades.

MONTAGEM  DO BOLO:

Corte o bolo em tres partes, caso você não tenha esta habilidade, faça o bolo em 3 assadeiras do mesmo tamanho (tomando o cuidado para não queimar pois assará mais rápido), coloque um disco de bolo sobre o prato distribua a metade da mousse,  reserve uns 20 morangos para decorar e corte o restante, distribua metade dos morangos cortados sobre a mousse, coloque o outro disco de bolo sobre os morangos e repita a operação. Cubra o bolo com o creme de chocolate e por cima o restante da ganache de chocolate, decore com os morangos reservados e se você optou por fazer as placas de chocolate, coloque-as nas laterais.