sábado, 26 de janeiro de 2013

CURRY DE LEGUMES

Como sempre procuro publicar receitas que trazem benefícios ao nosso organismo, além de aguçar nosso paladar e sim trazer muitos benefícios ao nosso corpo, o curry tem que estar presente em nossa mesa. A mistura de especiarias traz ao nosso paladar ocidental, sabores diferentes e intrigantes, vale a pena experimentar. Aqui segue uma receita bem fácil, que ao experimentar você poderá ir acrescentando ingredientes ou até substituindo conforme seu paladar exigir.

CURRY DE LEGUMES

Ingredientes: (2 pessoas)

1 berinjela média
1 abobrinha média
1 pimentão vermelho médio
1 cebola média
1 cenoura média
6 tomates cerejas
3 dentes de alho
1 talo de capim limão
2 colheres (sopa) de gengibre picado
1 pimenta dedo de moça
1 xícara (chá) de coentro picado ou salsinha se preferir
1 colher (sobremesa) sementes de coentro
1 colher (sobremesa) sementes de mostarda
1 colher (sobremesa) sementes de funcho
1 colher (sobremesa) açafrão da terra (cúrcuma)
100 ml de leite de coco
sal a gosto
óleo de canola

Modo de Preparo:

Lave bem e corte em tirinhas finas (julienne) a cenoura, a cebola, a berinjela e a abobrinha. Reserve.
Em uma frigideira junte as sementes de coentro, mostarda e funcho, leve ao fogo baixo e deixe tostar um pouco, quando começar a estralar e perfumar as sementes, retire-as e coloque-as em um pilão ou um processador para moer as sementes, junte o açafrão da terra, o alho, o capim limão e o gengibre picados e amasse-os junto com as sementes. Coloque o óleo de canola e acrescente a pasta de sementes deixe refogar bem, coloque a pimenta dedo de moça picadinha (se preferir menos picante não coloque a pimenta), acrescente o leite de coco e o sal. Reserve.
Em outra frigideira com um pouco de óleo de canola refogue a cenoura e a cebola, tempere com pouco sal, deixe por uns 2 minutos e acrescente a berinjela , deixe por mais 2 minutos e por fim coloque a abobrinha e deixe por 1 minuto. Junte a mistura de leite de coco deixe por 1 minuto, verifique se os vegetais estão al dente para macios, coloque o coentro e sirva em seguida com arroz thai jasmin.

DICA: se você não dispensa uma proteína, acrescente peito de frango ou peixe.