quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CARNE DE SEGUNDA COM SABOR DE PRIMEIRA

As vezes esquecemos o quanto é gostoso saborear um produto que quase não faz parte de nossa mesa, surpreendentemente fazendo uma comidinha para meu cãozinho, experimentei uma carne muito saborosa chamada acém, considerada como carne de segunda, geralmente usada em ensopados, mas, você já tentou grelhar esta carne? Pois é, para minha surpresa muito sabor, maciez e super barata. Experimentem!

FILÉ DE ACÉM GRELHADO COM SALADA

Ingredientes: (2 pessoas)

Para o Filé:
1 pedaço de  acém com osso cerca de 700 gramas
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva
Para a Salada (1):
1 cenoura média
1 talo de salsão
1 pepino japonês
10 ameixas ou 1/2 xícara de uva passa
5 damascos secos
1/2 xícara de castanhas de caju (avelãs, do pará, nozes)
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de geleia de pimenta
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Para a Salada (2):
2 tomates grandes
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
azeite de oliva extra virgem
flor de sal

Modo de Preparo:

Para a carne:

Separe a carne do osso, retire os excessos de gordura, separe 2 porções da carne, procure fazer um corte mais bonito possível, pois ela não tem um formato muito definido, salpique sal e pimenta do reino a gosto e regue com um fio de azeite, coloque uma frigideira no fogo para esquentar e com cuidado ajeite a carne deixe por uns 3 minutos de cada lado (se tiver a espessura de 1 cm), a carne não deve ficar muito tempo pois se ele passar muito do ponto ficará mais dura.

Para a Salada (1):

Corte a cenoura, o salsão, o pepino, as ameixas e damascos em tirinhas (julienne), em outro recipiente  junte os demais ingredientes exceto as castanhas e misture tudo muito bem. Tempere a salada e acrescente as castanhas. Sirva com a carne, ou se preferir vai uma segunda dica de salada a seguir.

Para a Salada (2):

Lave bem os tomates, corte-os em rodelas acrescente as folhas de manjericão, salpique flor de sal e regue com azeite de oliva extra virgem. Sirva com o queijo parmesão ralado por cima.