sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SALMÃO DEFUMADO COM ESPECIARIAS



Nos dias atuais muito se fala de alimentação saudável, mas, geralmente o que encontramos nos restaurantes são os alimentos preparados de forma rápida chamados de grelhados, em grelhas ou frigideiras, nem sempre escapam da gordura para o seu preparo bem como os já descartados da alimentação saudável as frituras. Aqui ensino um preparo rápido, saudável e muito saboroso, além de versátil, podendo ser preparado de diversas maneiras a seu gosto.

SALMÃO DEFUMADO COM ESPECIARIAS

Ingredientes: (2 pessoas)

1 pedaço de salmão com pele de aproximadamente 600 gramas ou 2 filés
sal e pimenta a gosto
6 anis estrelado
6 sementes de cardamomo esmagadas
1 colher (sopa) de cravo da Índia
2 paus de canela
1 colher (sopa) de arroz thai jasmim (opcional)
galhos de folha de louro seco

Modo de Preparo:


Tempere o salmão com sal e pimenta e reserve.
Forre o fundo de  um wok (panela chinesa) ou então em uma panela que seja larga, funda e com tampa, com papel alumínio e acrescente os demais ingredientes, leve ao fogo alto por 5 minutos ou até que comece a esfumaçar, coloque um suporte de metal, pode ser um descanso de panela ou um suporte para cozimento a vapor (evite de utilizar bambu elas servem apenas para cozimento a vapor) e arrume o filé com a pele virada para baixo sobre o suporte de metal. Tampe e mantenha no fogo alto por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe descansando por mais 5 minutos. Retire e sirva com salada, risoto, massas, etc...


DICA: para defumar, você pode variar usando chá de jasmim, açúcar e arroz na mesma proporção. Capim limão seco, alecrim e louro (tudo seco), é só usar a imaginação. E bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário