quinta-feira, 7 de março de 2013

FILÉ MIGNON A WELLINGTON SEM MISTÉRIOS

Depois de um longo período sem publicar novas receitas... Estou tentando reiniciar minhas atividades, estou passando ainda por um período de luto, pois, perdi minha mãe, e no momento ainda estou sem chão... Mas, tudo em nossa vida tende a seguir e por que não tentar em algo que gostamos? A cozinha sempre me trouxe felicidade, pois é nela que praticamos nossa magia do dia a dia, alimentando nossos corpos e mentes, trazendo-nos forças para encarar um novo dia!
Então, para agradar meu marido, resolvi fazer um Wellington, siga o passo a passo, que não tem erro...

FILÉ MIGNON A WELLINGTON

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de massa folhada
500 gramas de filé mignon cortados em 2 tournedos (corte da parte central do filé mignon de espessura  de aproximadamente de 8 cm de altura)
300 gramas de cogumelos portobelo
1 colher (sopa) de tomilho
8 fatias de presunto cru
2 dentes de alho
mostarda dijon
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
2 gemas para pincelar
Modo de Preparo:

Limpe bem os cogumelos e pique-os bem (brunoise). Em uma frigideira refogue o alho picado na manteiga com 1 colher de azeite de oliva, acrescente os cogumelos e o tomilho de deixe refogar bem, aproximadamente uns 20 minutos ou até que fique bem sequinho. Tempere a gosto. Deixe esfriar.
Seque bem a carne com papel toalha, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sele bem todos os lados da carne em uma frigideira bem quente com uma colher de azeite de oliva. Deixe esfriar.
Com auxílio de um filme plástico disponha 4 tiras de presunto crú lado a lado, coloque metade do refogado de cogumelos, pincele a carne com a mostarda coloque-a sobre os cogumelos e envolva-a com o presunto enrolando com o filme plástico, repita a operação e leve para descansar na geladeira por uns 30 minutos.



Decorrido este período, abra a massa folhada e divida-a em 2 partes e enrole cada mignon na massa, prendendo-a bem e deixando as pontas presas na parte que ficará em baixo. Pincele com a gema batida e deixe descansar na geladeira por mais 15 minutos. Após este período, retire faça cortes na massa formando fissuras de 2 cm aproximadamente, pincele novamente e leve ao forno pre aquecido a  200°C por 20 minutos e abaixe para 180°C e deixe por mais 10 minutos. Retire e deixe descansar por uns 10 minutos antes de cortar. A carne deverá estar rosada na parte central é este o ponto certo. Sirva com uma salada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário