quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FOCACCIA DE ALECRIM, TOMATE SECO, ALHO E AZEITONAS

Se você soubesse como é fácil de fazer uma focaccia, você não perderia mais tempo e correria para por as mãos na massa. Super simples, combina com aquele vinho que você mais gosta, juntamento com um belo queijo e alguns frios e pronto, você terá um momento super delicioso e agradavel junto com as pessoas que mais gosta.

Ingredientes: (1 unidade)

300 ml de água morna
15 gramas de fermento fresco ou 10 gramas de fermento seco (1 colher sopa)
1 colher (sopa) de açúcar
250 gramas de farinha de trigo
250 gramas de semolina
1 colher (sobremesa) sal
farinha de trigo ára polvilhar
Cobertura:
4 ramos de alecrim fresco
1/3 xícara (chá) de tomate seco picado
2 dentes de alho bem picado
1/3 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 colher (chá) de pimenta calabreza (opcional)
4 colheres (sopa) de azeite de Oliva
Azeite de oliva extra virgem para regar
sal grosso a gosto

Modo de Preparo:

Misture o fermento fresco com o açúcar e dissolva na água morna. Reserve.
Em uma tigela misture a farinha de trigo, a semolina e o sal, faça um buraco no meio e vá misturando a mistura de fermento. Sove durante 5 minutos a massa não deve ficar muito mole e nem muito firme para isto vá adicionando um pouco mais de farinha de trigo, deixe descansar para crescer e dobrar de volume, a massa deve ficar coberta com um filme plástico e de preferência em um lugar fechado, tipo dentro do microndas.
Depois de dobrar de volume, estique a massa e retire todo o ar existente nela, amasse bem e vá pressionando com as palmas das mãos até que fique com 1,5 cm de espessura, coloque em uma assadeira redonda ou retangular untada com azeite de oliva, misture todos os ingredientes da cobertura e distribua sobre  a massa, faça furos com as pontas dos dedos para que a massa absorva todo o sabor da cobertura e deixe descansar por uns 40 minutos, a massa terá uns 3 cm de espessura. Leve para assar em forno bem quente em temperatura bem alta por cerca de 15 minutos, assim que retirar do forno, regue com azeite de oliva extra virgem e salpique um pouco de sal grosso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário