domingo, 8 de dezembro de 2013

RISOTTO FRUTTI DI MARE COM PESCE CROCCANTE

Super fácil e muito saboroso, como prato único este delicioso prato cumpre seu papel em qualquer ocasião, agrada muitos paladares, e agora no final de ano é um delicioso prato para ser compartilhado com os familiares e amigos, vale a pena  tentar...

RISOTO DE FRUTOS DO MAR COM PEIXE CROCANTE

Ingredientes: (2 pessoas)

1 pargo médio inteiro ou tilápia inteira
10 camarões de rosa
10 mexilhões
10 lulas pequenas
1 cenoura grosseiramente picada
1 cebola  picada
1 talo de alho poró
1 talo de salsão picado
1 1/2 de água fria
1/2 limão
1/2 xícara (chá) de fubá médio
1 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada em brunoise (quadradinhos bem pequenos)
1 dente de alho bem picadinho
1/2 xícara (chá) de ervilhas congeladas
6 pistilos de açafrão
80 gramas de manteiga sem sal
50 gramas de queijo parmesão ralado
azeite de oliva a quantidade necessária
salsinha picada a gosto
sal e pimenta do reino branca a gosto
azeite de oliva extra virgem para regar

Modo de Preparo:

Limpe bem o peixe deixando a pele, corte em tirinhas de espessura de 1 centímetro, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e limão, reserve.
Limpe os camarões, reserve as cascas e cabeças, limpe as lulas e corte-as em anéis e limpe bem os mexilhões, tempere-os com sal e pimenta.
Faça o caldo: em uma panela com um pouco de azeite refogue bem as cascas e cabeças dos camarões, junte a cenoura, a cebola, o alho poró, o salsão e a água, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe por uns 45 minutos. Mantenha no fogo para não perder o calor.
Em um pouco de azeite e manteiga, refogue separadamente os camarões, lulas em anéis e o mexilhão, reserve-os. Tome cuidado para não cozinha-los demais, por exemplo: camarões deixe para que fiquem  no máximo 2 minutos de cada lado, as lulas até que fiquem macias e o mexilhão no máximo 5 minutos depende do tamanho.
Enquanto faz o risoto, passe o peixe no fubá, e frite-o em fogo médio com um pouco de azeite e manteiga primeramente com a pele para baixo até que fique bem dourada e depois vire dourando o outro lado.
Para o risoto, com um pouco de azeite refogue bem a cebola e o alho,   coloque o arroz e refogue-o bem, acrescente o vinho e os pistilos de açafrão e vá mexendo até que o vinho evapore, vá acrescentando o caldo aos poucos mexendo sempre, este procedimento leva uns 18 minutos, depende o arroz, experimente até que fique ao dente acrescente a ervilha, os camarões, as lulas e o mexilhão, verifique se o arroz esta no ponto que você goste, acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga, queijo ralado e a salsinha, acerte o sal e coloque a pimenta do reino branca.
Monte o prato colocando o risoto no centro e por cima as tiras de peixe crocante, regue com azeite extra virgem a gosto. Bom apetite!