sexta-feira, 15 de março de 2013

FRUTOS DO MAR SEM SEGREDOS

Nossos receios quanto a fazer um prato com ingredientes que quase não utilizamos é um tanto assustador para algumas pessoas na cozinha, mas, vou mostrar como é fácil, prático e gostoso... Principalmente se você é fã de frutos do mar.
Hoje vou fazer uma massa com polvo e lulas, e uma salada utilizando camarões e lulas, duas preparações com lulas de maneira diferentes, uma preparação com polvo e uma com camarões. Tudo simples e rápido!


LINGUINI COM POLVO E LULAS

Ingredientes: (2 pessoas)

1 Polvo pequeno de aproximadamente 600 gramas
200 gramas de lulas pequenas limpas
200 gramas de linguini de grano duro
1 limão ou 1/4 xícara (chá) de vinagre
4 tomates bem maduros sem pele e sem sementes picados ou 1 lata de tomates pelados
2 dentes de alho picados
1 talho de alho poró picado
1/2 colher (café) de pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) vinho branco seco
sal a gosto
folhas de manjericão
queijo parmesão ralado
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Limpe o polvo esfregando bem sal em todos os tentáculos, verifique se foi retirado (o bico) uma cartilagem branca que fica em baixo da cabeça no meio dos tentáculos, se não, retire-o. Lave bem em água corrente para retirar o sal e as impurezas, corte os tentáculos ao meio e reserve.
Limpe as lulas, em uma tigela coloque água e limão ou vinagre, passe o dedo na cavidade para remover todas as impurezas e cartilagem se houver. Retire-as e passe-as em água corrente, deixe escorrer e corte-as em rodelas, deixe os tentáculos inteiros apenas verifique se eles estão sem o bico igual do polvo só que menor, retire-os se houver.
Em uma panela ou frigideira, aqueça o azeite e coloque o alho, o alho poró e a pimenta calabresa, refogue bem, adicione os tomates, o polvo e o sal, deixe levantar fervura e acrescente o vinho branco seco, deixe cozinhar até que o polvo esteja quase macio, coloque as lulas e deixe até que fique macio (aproximadamente uns 5 minutos).
Cozinhe o linguini com água e sal, escorra bem e junte ao molho pra que fique bem incorporado, acrescente o manjericão, o queijo parmesão e regue com azeite de oliva extra virgem, sirva em seguida.



SALADA DE CAMARÕES E LULAS COM LARANJA E ABACATE

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de lulas pequenas e limpas
4 camarões grandes
1 laranja bahia
1 limão
1 abacate pequeno
1 pimenta dedo de moça (opcional) bem picada
folhas de coentro ou salsinha picadas
folhas de rúcula baby
1 tomate sem sementes
1 pepino japonês pequeno
sal a gosto
100 gramas de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de molho de soja
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de gengibre ralado

Modo de Preparo:

Limpe as lulas conforme preparação anterior e corte-as em rodelas. Leve ao fogo uma panela com  1 litro de água e quando ferver acrescente 1 colher (sopa) de sal  e coloque as lulas para cozinhar, deixe-as por uns minutos e vá verificando se ficou cozida. Escorra e reserve.
Limpe os camarões retirando a cabeça e a casca deixando apenas o rabinho, passe a faca levemente no dorso do camarão e retire a tripa. Lave e seque bem, passe sal e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Após, coloque a manteiga derretida em uma panela pequena, coloque os camarões e deixe no fogo bem baixo, quando o camarão adquirir uma cor laranja vire para que cozinhe do outro lado.
Junte as lulas, o tomate e pepino cortados em jardineira (quadradinhos), a pimenta, o gengibre ralado, o molho de soja, o suco de 1 limão, as folhas de coentro ou salsinha, a laranja descascada e cortada em gomos sem a pele e o suco das sobras de laranja, misture tudo muito bem. Reserve.



Corte o abacate em fatias e disponha as fatias no prato formando um circulo, em cima coloque algumas folhas de rúcula, depois a mistura das lulas e por cima os camarões cozidos na manteiga. Sirva como entrada.