sábado, 1 de fevereiro de 2014

SALADA DE HARUSSAME COM SUNOMONO DE PEPINO E SASHIMI DE POLVO

Traduzindo para o português SALADA DE MACARRÃO DE FEIJÃO MOYASHI COM PEPINO AGRIDOCE E SASHIMI DE POLVO, parece um tanto complicado, mas não é. Tendo em vista do sabor leve e gelado para estes dias de calor intenso, resolvi me aventurar na cozinha e fazer um prato bem diferente para meu esposo. Descendente de japoneses, ainda me lembro de alguns pratos que minha mãe fazia e me ensinou, aqui, dei um toque da cozinha classica, mas, o importante é o resultado. Experimente você também este prato super leve, nutritivo e delicioso...
Como todo prato japones é cheio de detalhes, então vou explicar passo a passo, para que você consiga reproduzir em sua cozinha, ou então, me convide que vou preparar em sua casa (brincadeira).
O legal é que estou preparando e ao mesmo tempo passando a receita no blog, então, não tem erro!

POLVO

Ingredientes:

1 polvo de aproximadamente 1 kg
1 cenoura
1 talo de salsão
folhas de 1 talo de alho poró
60 ml de molho de soja
2 litros de água

Modo de Preparo:

Lave bem o polvo com bastante sal e água, tomando o cuidado para que as ventosas do polvo fiquem bem limpas, corte a membrana que liga os tentáculos (conforme foto) e reserve.
Em uma panela junte a cenoura, o talo de salsão e as folhas do alho poró grosseiramente picados, junte o molho de soja e a água fria, leve ao fogo para ferver, quando ferver coloque o polvo, que deverá ficar submerso. Abaixe o fogo (médio) tampe e deixe cozinhar por 10 minutos (para cada quilo 10 minutos).
Após o cozimento, retire o polvo e separe os tentáculos, coloque-os para esfriar um ao lado do outro para que fiquem retos, caso necessário amarre-os com um barbante. (foto)
Sem medos por favor, o polvo se for fresco vai ficar bem macio, sem precisar de panela de pressão.

PEPINO AGRIDOCE:

1 pepino japonês
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de wakame (alga desidratada) (opcional)
Para Molho:
1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (café) de glutamato de sódio

Modo de Preparo:

Fatie o pepino em fatias bem finas com auxílio de uma mandolina ou na faca se preferir, coloque o sal e deixe em uma peneira por uns 15 minutos. Ao término deste tempo passe um pouco na água e esprema bem para que fique seco, reserve na geladeira em uma peneira para que o restante do líquido saia.
Hidrate a alga com o caldo do cozimento do polvo ou simplesmente com água fervente.
Faça o molho, em uma panela pequena, junte todos os ingredientes do molho e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver complemente o açúcar e o sal, não deixe ferver. Deixe esfriar, depois de frio adicione 3 colheres (sopa) deste molho no pepino, esprema bem o wakame e misture tudo muito bem, leve a geladeira por no mínimo 1 hora para que o tempero seja absorvido pelo pepino.

MACARRÃO - HARUSSAME

Ingredientes:

2 rolos de macarrão harussame
1 litro de água fervente

Ferva a água, desligue o fogo e coloque o macarrão, deixe-o por uns 5 minutos, após este período retire-o e coloque-o na água gelada.

MONTAGEM DA SALADA

Ingredientes: (2 pessoas - prato único)

150 gramas de moyashi (broto de feijão)
2 ovos
Folhas Verdes (agrião, acelga, alfaces, rúcula - a qual preferir)
Polvo cozido
Sunomono de pepino
1 colher (sopa) de gergelim torrado
1 colher (sopa) de gergelim preto torrado
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de molho de soja
Restante do molho do pepino
1 colher (sopa) de óleo de gergelim

Modo de Preparo:

Ferva um pouco de água e coloque o moyashi por um minuto. Escorra de deixe esfriar.
Bata os ovos com 2 pitadas de sal e 2 pitadas de açúcar, em uma frigideira com teflon coloque um pouco de óleo e passe um papel toalha para retirar o excesso, coloque um pouco do ovo batido, formando uma panqueca fina, vire e deixe dourar um pouco, retire e repita o processo até terminar com a mistura. Junte todas as panquecas faça um rolo e fatie bem fininho. Reserve.
Monte a salada: Em uma travessa espalhe as folhas picadas, espalhe o macarrão sobre as folhas, junte o moyashi, coloque o sunomono de pepino, espalhe as fatias de ovo, disponha sobre eles o polvo e salpique gergelim.
Em uma molheira coloque o restante do molho do pepino, o molho de soja, o óleo de gergelim e o gengibre ralado. Sirva bem gelado.
OBSERVAÇÃO: Se você achou muito complicado, substitua o polvo por camarão cozido no bafo ou kani kama desfiado. As folhas e o moyashi são opcionais.
Resultado DELÍCIA!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário