segunda-feira, 25 de março de 2013

BACALHAU COM PIMENTÕES E MOLHO TAPENADE

Nesta época do ano, temos como costume o hábito de comer bacalhau. Existem diversas maneiras de se preparar um bacalhau, mas, geralmente é feito desfiado ou em lascas com bastante azeite de oliva, batatas, azeitonas, cebolas, etc., fica muito gostoso... Só que quando queremos algo mais requintado, podemos usar o lombo do bacalhau, hoje em dia esta mais fácil de encontrá-lo, seja salgado ou dessalgado. Vocês vão ver o como é prático e delicioso!

LOMBO DE BACALHAU COM PIMENTÕES E MOLHO TAPENADE

Pimenta Cambuci
Ingredientes: (2 pessoas)

2 lombos de bacalhau de aproximadamente 250 gramas cada
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelho
4 pimentas cambuci ou 1/2 pimentão verde
1 talo de alho poró ou 1 cebola média
1 xícara (chá) de semolina ou farinha de trigo
azeite de oliva
azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto
Molho Tapenade:
8 azeitonas pretas bem picadas
6 alcaparras bem picadas
1 dente de alho pequeno espremido
azeite de oliva extra virgem
1 colher (chá) tomilho limão

Modo de Preparo:

Se você optou por utilizar o bacalhau salgado, dessalgue o mesmo durante 3 dias na geladeira trocando a água pelo menos 4 vezes ao dia, lembre-se o quanto mais você trocar a água menos sal o bacalhau terá.
Escorra bem a água e coloque-os em uma panela com água fervente por aproximadamente 10 minutos, seque bem os lombos do bacalhau, retire a espinha central e laterais se houver, deixe-os na geladeira envolto em papel toalha por 1 hora. Se necessário, acerte o sal, passe-os na semolina ou farinha de trigo e em uma frigideira com azeite de oliva, coloque-os com a pele voltada para baixo deixe dourar bem e vá virando cada vez que ficar dourado todos os lados.
Corte os pimentões e alho poró em tirinhas bem finas (juliene) e refogue-os em azeite de oliva, sal e pimenta do reino.
Disponha os lombos em um refratrário pequeno e por cima acrescente a mistura de pimentões e o alho poró regue com azeite de oliva e leve ao forno pré aquecido 180° C por aproximadamente 15 minutos.
Molho Tapenade: misture bem todos os ingredientes e sirva junto com o bacalhau.
Sirva com batatas cozidas e ou assadas, purê, couscous marroquino, arroz branco, etc.

BATATAS DOURADAS

Ingredientes: (2 pessoas)

10 batatas primeirinha (bem pequenas)
4 dentes de alho
páprica picante
cúrcuma
1 ramo de alecrim
azeite de oliva
1 colher de manteiga
sal a gosto

Lave bem as batatas e leve para cozinhar em água e sal, não deixe cozinhar demais, escorra a água e deixe esfriar um pouco, com auxílio de uma colher, amasse um pouco cada batata sem desmanchar, tempere com a páprica, a cúrcuma e o alecrim picado, regue com azeite de oliva, coloque os alhos amassados e distribua a manteiga sobre as batatas, leve-as para assar em forno 180° C por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam bem douradas e crocantes. Ótimo acompanhamento para peixes, carnes e aves.




sexta-feira, 15 de março de 2013

FRUTOS DO MAR SEM SEGREDOS

Nossos receios quanto a fazer um prato com ingredientes que quase não utilizamos é um tanto assustador para algumas pessoas na cozinha, mas, vou mostrar como é fácil, prático e gostoso... Principalmente se você é fã de frutos do mar.
Hoje vou fazer uma massa com polvo e lulas, e uma salada utilizando camarões e lulas, duas preparações com lulas de maneira diferentes, uma preparação com polvo e uma com camarões. Tudo simples e rápido!


LINGUINI COM POLVO E LULAS

Ingredientes: (2 pessoas)

1 Polvo pequeno de aproximadamente 600 gramas
200 gramas de lulas pequenas limpas
200 gramas de linguini de grano duro
1 limão ou 1/4 xícara (chá) de vinagre
4 tomates bem maduros sem pele e sem sementes picados ou 1 lata de tomates pelados
2 dentes de alho picados
1 talho de alho poró picado
1/2 colher (café) de pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) vinho branco seco
sal a gosto
folhas de manjericão
queijo parmesão ralado
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Limpe o polvo esfregando bem sal em todos os tentáculos, verifique se foi retirado (o bico) uma cartilagem branca que fica em baixo da cabeça no meio dos tentáculos, se não, retire-o. Lave bem em água corrente para retirar o sal e as impurezas, corte os tentáculos ao meio e reserve.
Limpe as lulas, em uma tigela coloque água e limão ou vinagre, passe o dedo na cavidade para remover todas as impurezas e cartilagem se houver. Retire-as e passe-as em água corrente, deixe escorrer e corte-as em rodelas, deixe os tentáculos inteiros apenas verifique se eles estão sem o bico igual do polvo só que menor, retire-os se houver.
Em uma panela ou frigideira, aqueça o azeite e coloque o alho, o alho poró e a pimenta calabresa, refogue bem, adicione os tomates, o polvo e o sal, deixe levantar fervura e acrescente o vinho branco seco, deixe cozinhar até que o polvo esteja quase macio, coloque as lulas e deixe até que fique macio (aproximadamente uns 5 minutos).
Cozinhe o linguini com água e sal, escorra bem e junte ao molho pra que fique bem incorporado, acrescente o manjericão, o queijo parmesão e regue com azeite de oliva extra virgem, sirva em seguida.



SALADA DE CAMARÕES E LULAS COM LARANJA E ABACATE

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de lulas pequenas e limpas
4 camarões grandes
1 laranja bahia
1 limão
1 abacate pequeno
1 pimenta dedo de moça (opcional) bem picada
folhas de coentro ou salsinha picadas
folhas de rúcula baby
1 tomate sem sementes
1 pepino japonês pequeno
sal a gosto
100 gramas de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de molho de soja
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de gengibre ralado

Modo de Preparo:

Limpe as lulas conforme preparação anterior e corte-as em rodelas. Leve ao fogo uma panela com  1 litro de água e quando ferver acrescente 1 colher (sopa) de sal  e coloque as lulas para cozinhar, deixe-as por uns minutos e vá verificando se ficou cozida. Escorra e reserve.
Limpe os camarões retirando a cabeça e a casca deixando apenas o rabinho, passe a faca levemente no dorso do camarão e retire a tripa. Lave e seque bem, passe sal e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Após, coloque a manteiga derretida em uma panela pequena, coloque os camarões e deixe no fogo bem baixo, quando o camarão adquirir uma cor laranja vire para que cozinhe do outro lado.
Junte as lulas, o tomate e pepino cortados em jardineira (quadradinhos), a pimenta, o gengibre ralado, o molho de soja, o suco de 1 limão, as folhas de coentro ou salsinha, a laranja descascada e cortada em gomos sem a pele e o suco das sobras de laranja, misture tudo muito bem. Reserve.



Corte o abacate em fatias e disponha as fatias no prato formando um circulo, em cima coloque algumas folhas de rúcula, depois a mistura das lulas e por cima os camarões cozidos na manteiga. Sirva como entrada.

quinta-feira, 7 de março de 2013

FILÉ MIGNON A WELLINGTON SEM MISTÉRIOS

Depois de um longo período sem publicar novas receitas... Estou tentando reiniciar minhas atividades, estou passando ainda por um período de luto, pois, perdi minha mãe, e no momento ainda estou sem chão... Mas, tudo em nossa vida tende a seguir e por que não tentar em algo que gostamos? A cozinha sempre me trouxe felicidade, pois é nela que praticamos nossa magia do dia a dia, alimentando nossos corpos e mentes, trazendo-nos forças para encarar um novo dia!
Então, para agradar meu marido, resolvi fazer um Wellington, siga o passo a passo, que não tem erro...

FILÉ MIGNON A WELLINGTON

Ingredientes: (2 pessoas)

300 gramas de massa folhada
500 gramas de filé mignon cortados em 2 tournedos (corte da parte central do filé mignon de espessura  de aproximadamente de 8 cm de altura)
300 gramas de cogumelos portobelo
1 colher (sopa) de tomilho
8 fatias de presunto cru
2 dentes de alho
mostarda dijon
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
2 gemas para pincelar
Modo de Preparo:

Limpe bem os cogumelos e pique-os bem (brunoise). Em uma frigideira refogue o alho picado na manteiga com 1 colher de azeite de oliva, acrescente os cogumelos e o tomilho de deixe refogar bem, aproximadamente uns 20 minutos ou até que fique bem sequinho. Tempere a gosto. Deixe esfriar.
Seque bem a carne com papel toalha, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sele bem todos os lados da carne em uma frigideira bem quente com uma colher de azeite de oliva. Deixe esfriar.
Com auxílio de um filme plástico disponha 4 tiras de presunto crú lado a lado, coloque metade do refogado de cogumelos, pincele a carne com a mostarda coloque-a sobre os cogumelos e envolva-a com o presunto enrolando com o filme plástico, repita a operação e leve para descansar na geladeira por uns 30 minutos.



Decorrido este período, abra a massa folhada e divida-a em 2 partes e enrole cada mignon na massa, prendendo-a bem e deixando as pontas presas na parte que ficará em baixo. Pincele com a gema batida e deixe descansar na geladeira por mais 15 minutos. Após este período, retire faça cortes na massa formando fissuras de 2 cm aproximadamente, pincele novamente e leve ao forno pre aquecido a  200°C por 20 minutos e abaixe para 180°C e deixe por mais 10 minutos. Retire e deixe descansar por uns 10 minutos antes de cortar. A carne deverá estar rosada na parte central é este o ponto certo. Sirva com uma salada.