quinta-feira, 18 de abril de 2013

GATEAU SAINT HONORÉ

Uma das minhas sobremesas favoritas, reuni o crocante da massa folhada à maciez da bomba unidas pelo delicioso creme confeiteiro  e fios de açúcar. Saint Honoré é o santo dos padeiros e confeiteiros e esta sobremesa é a união destas duas profissão importantíssimas para a gastronomia.
Claro que será uma excelente sobremesa após uma refeição especial a dois...

GATEAU SAINT HONORÉ

Ingredientes: (4 pessoas)

500 gr de massa folhada
Corpo do Cisne
1/2 receita de carolinas (publicada em 22/09/2012)



Creme Confeiteiro:
500 ml de leite integral
4 gemas
100 gr de açúcar
60 gr de farinha de trigo
60 gr de amido de milho
50 gr de manteiga sem sal

Pescoço e cabeça do cisne


Creme Confeiteiro de Baunilha:
1/2 do creme confeiteiro
1/2 fava de baunilha
150 gr de creme de leite fresco


Creme Confeiteiro de Laranja:
1/2 do creme confeiteiro
raspas de 1 laranja Bahia
1 colher (sopa) cointreau
150 gr de creme de leite fresco
Opção p/substituir o cisne



Creme Inglês:
200 ml de leite integral
200 gr de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha
4 gemas
90 gr de açúcar

Fios de Açúcar:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
Massa Folhada




Modo  de Preparo:

Creme Confeiteiro - Coloque o leite para ferver. Enquanto isto, em uma batedeira bata as gemas com o açúcar, até obter um creme claro, adicione o trigo e o amido de milho e misture bem, adicione o leite fervente aos poucos mexendo bem. Leve ao fogo médio e mexa sem parar até que a espuma que se formou desapareça. Deixe amornar (coloque um filme plástico rente ao creme para não formar película) e adicione a manteiga.
Creme de Baunilha e Creme de Laranja - Bata o creme de leite 300 gramas em picos firmes e misture com o creme confeiteiro já frio, divida o creme em duas partes, em uma parte coloque a baunilha e misture bem e na outra parte coloque as raspas de laranja e o licor e misture bem. Reserve.

Creme Inglês - Misture o leite, o creme de leite fresco e a baunilha,  leve para ferver. Enquanto isto, em uma batedeira bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro,  após adicione aos poucos a mistura de leite fervente aos poucos sem parar de bater. Leve ao fogo médio sem parar de mexer e sem deixar ferver. Retire e dê um choque térmico colocando a panela em uma tigela com gelo. Coloque um filme plástico rente ao creme para não formar película e deixe esfriar.

Fios de Açúcar - misture bem a água com o açúcar e leve ao fogo deixando até obter um caramelo. Use em seguida.

Ganache: Em banho maria derreta o chocolate com o creme de leite, sem deixar ferver a água. Coloque em um saquinho de confeitar.

Montagem:

Em um prato cubra o fundo com o creme inglês, utilize o saco de confeitar para fazer os detalhes em ganache de chocolate, coloque um quadrado de massa folhada e recheie com o creme de laranja cubra com outro quadrado de massa folhada e passe mais um pouco de creme de laranja por cima, recheie as carolinas ou o cisne com o creme de baunilha e fixe-os sobre o creme, com o auxílio de um garfo faça os fios de açúcar sobre as carolinas. Sirva em seguida.




quarta-feira, 17 de abril de 2013

TORTELLI DE ABÓBORA NA MANTEIGA COM CAMARÕES, PINOLIS E SÁLVIA

Para receber os amigos, nada melhor que uma bela massa recheada e ainda para completar uns camarões deliciosos, acompanhados com um maravilhoso chardonnay da Zuccardi safra 2011, cuja harmonização foi perfeita, fica a dica.
Caso seja muito complicado para você fazer a massa, passe em uma casa de massas e compre-a  pronta só para você rechear.


TORTELLI DE ABÓBORA NA MANTEIGA COM CAMARÕES, PINOLIS E SÁLVIA

Ingredientes: (4 pessoas)

Para a massa:
200 g de farinha de trigo de grano duro
2 ovos
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de sal

Para o recheio:

1 abóbora cabotia
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de cravo
1 colher (sopa) de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva extra virgem

Para a manteiga:

100 gr de manteiga sem sal
12 camarões rosa
2 colheres (sopa) de pinolis
1/2 xícara (chá) de folhas de sálvia
sal e pimenta do reino a gosto
raspas de 1 limão siliciano
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Primeiro prepare o recheio: em uma assadeira, coloque a abóbora cortada com a casca e sem sementes, tempere com a canela, o cravo, o tomilho, o sal, a pimenta e regue com o azeite, cuvbra com papel alumínio e leve ao fogo pre aquecido a 180°C por uns 20 minutos e depois retire o papel alumínio e deixe até que fique bem assada. Retire a casca e amasse a abóbora, verifique o sal e deixe esfriar.
Prepare a massa, misturando os ovos com o azeite e o sal , faça uma cova no centro da farinha de trigo, coloque a mistura de ovos e vá misturando até que se torne uma massa bem homogênea. Deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos ou mais. Divida a massa em quatro partes e passe pela máquina de macarrão até ficar bem fina (utilizei até o nr. 6), com auxílio de um cortador corte a massa e modele os tortellis, o recheio tem que estar frio. Cozinhe em água fervente com sal.
Para a manteiga: Clarifique a manteiga colocando-a em uma panela pequena e deixando que derreta em fogo bem baixo, quando pronta,  retire apenas a parte clarificada, descartando o soro.
Limpe bem os camarões deixando a cauda, tempere-os com sal e pimenta do reino e deixe descansar em uma peneira sobvre um prato denbtro da geladeira por uns 15 minutos. Em uma frigideira, coloqiue o azeite e 3 colheres (sopa) da manteiga clarificada e doure os camarões deixando aproximadamente 2 minutos de cada lado (depende muito do tamanho do camarão). Em outra frigideira coloque o restante da manteiga clarificada e em fogo baixo coloque as folhas de sálvia e quando elas estiverem quase crocantes adicione os pinolis, coloque os tortellis já cozidos e deixe-os para que peguem bem o sabor da manteiga com a sálvia, coloque os camarões, as raspas de limão, sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida.






terça-feira, 16 de abril de 2013

JOELHO DE PORCO COM BATATAS E SALADA DE LARANJA COM MAÇÃ


A cozinha alemã esta sempre presente em nossa região, talvez pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas, como sempre deliciosa e vale a pena experimentar!  Esta receita é bem simples, a demora é apenas no tempo do cozimento do joelho, o importante que não dá muito trabalho.

JOELHO DE PORCO DEFUMADO COM BATATAS

Ingredientes: (2 pessoas)

1 joelho de porco defumado de aproximadamente 1 kg
1 cebola pequena com 6 cravos espetados
2 dentes de alho
1 talo de salsão
2 folhas de louro
6 grãos de pimenta do reino
água o suficiente para cobrir o joelho
4 batatas médias
1 colher (sopa) de alecrim
sal a gosto
azeite de oliva

Modo de Preparo:
Joelho de porco defumado

Em uma panela junte, o joelho de porco, a cebola, o alho amassado, o talo de salsão grosseiramente picado, o louro e a pimenta, cubra com a água e leve ao fogo. Quando ferver acrescente as batatas descascadas inteiras. A batata deverá ser retirada assim que estiver cozida, quanto o joelho ficará cozinhando até ficar bem macio, que leva em torno de 2 horas ou mais.
Corte as batatas ao meio, coloque em uma assadeira e regue com azeite de oliva, salpique sal e alecrim e leve ao forno pre aquecido 180°C e deixe até dourar.

SALADA DE LARANJA E MAÇÃ

Ingredientes: (2 pessoas)

1 laranja Bahia
1 maçã verde
1 colher (sopa) de hortelã picada
1/2 xícara de uva passa sem sementes
2 xícaras (chá) de chucrute (repolho em conserva)
sal e pimenta a gosto
suco de 1/2 limão
azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Descasque a laranja e corte-a em gomos, corte a maçã em cubos, acrescente as passas e a  hortelã, tempere com sal, pimenta, suco de limão e azeite de oliva. O chucrute deverá ser servido juntamente com o joelho, não misture com a salada.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

CAÇAROLA DE FRANGO COM POLENTA GRATINADA COM GORGONZOLA

Aos domingos em nossa linda cidade de Curitiba, muitas pessoas vão até o bairro de Santa Felicidade onde existem vários restaurantes italianos que servem enormes quantidades de polenta com frango, mas, você não precisar ir até Santa Felididade para ser feliz, vá até a cozinha e comece a busca da felicidade...

CAÇAROLA DE FRANGO

Ingredientes: (2 pessoas)

1/2 frango caipira cortado em pedaços
1 cenoura em cubos pequenos
1 cebola em cubos pequenos
1 talo de salsão em cubos pequenos
1 tomate em cubos pequenos
3 dentes de alho picado
1 folha de louro
1 pitada de pimenta calabreza
1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
1 ramo de alecrim
1 xícara (chá) de caldo de frango
1 xícara (chá) de vinho branco seco
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Em uma caçarola (ou uma panela de fundo grosso) aqueça o azeite de oliva e doure bem os pedaços de frango, reserve. Na mesma panela refogue a cenoura, cebola, o alho e o salsão, quando estiver dourado junte o frango, o tomate, o louro, a pimenta calabreza, o alecrim e o açafrão da terra, refogue mais um pouco, acrescente o vinho e o caldo de frango, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe cozinhar tampado até que o frango esteja bem macio e o líquido esteja bem reduzido. Sirva com a polenta.

POLENTA COM QUEIJO GRATINADA COM GORGONZOLA

Ingredientes: (2 pessoas)

1 xícara (chá) de fubá
3 xícara (chá) de água
sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
50 gramas de queijo gouda ou outro de sua preferência
50 gramas de queijo gorgonzola

Modo de Preparo:

Ferva a água coloque o sal (não salgue muito pois o queijo contém sal), junte o fubá aos poucos batendo bem para não empelotar (se optou por um fubá instântaneo respeite o tempo de cozimento indicado na embalagem) vá mexendo bem até que a polenta desprenda da panela ou até  que não sinta mais o gosto do fubá cru. Junte a manteiga e o queijo gouda cortado em cubos, passe água em um refratário e despeje a polenta e deixe esfriar. Quando estiver frio, com auxílio de um cortador corte a polenta unte uma assadeira com azeite e disponha a polenta cortada com a parte de cima voltada para baixo, distribua o gorgonzola sobre a polenta e leve ao forno para gratinar. Sirva com o frango.
DICA: Você pode fazer a polenta com antecedência.


terça-feira, 9 de abril de 2013

SALADA DE ENDÍVIAS COM TAMARILLO, CARAMBOLA E LARANJA

Você sabia que a endívia é ótima para prenvenção do câncer de útero? Pois bem, tudo que faz bem para nosso corpo, não deve faltar em nossas refeições. Aqui, uma excelente idéia para uma salada diferente, com sabores únicos e visual super exótico.

SALADA DE ENDÍVIAS COM MOLHO DE MOSTARDA, MEL E PIMENTA

Ingredientes: (2 pessoas)

2 endívias
1 carambola
2 tamarillos vermelhos
1 laranja Bahia
2 flores de capuchinha
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (chá) de mel
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de suco de  laranja
1 colher (chá) de molho de pimenta
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto

Lave bem as endívias, as frutas e as flores, separe as folhas da endívia, as maiores corte em fatias finas e a parte central deixe inteira cortando em quatro partes, reserve.
Corte a carambola em fatias e retire as sementes, descasque os tamarillos e depois fatie, descasque a laranja Bahia e vá cortando os gomos de forma que a parte a parte da pele seja descartada.
Monte a salada colocando as folhas cortadas por baixo e por cima coloque os miolos das endívas que foram cortados em quatro. Arrume as frutas e decore com a capuchinha. Na hora de servir, regue com o molho de mostarda. Sirva como entrada ou acompanhamento de carnes e aves.


BISCOITOS DE CASTANHAS DO PARÁ

Quem não gosta de um biscoitinho crocante, saboroso e ainda super fácil de fazer?
Não perca esta receita...

BISCOITO DE CASTANHAS DO PARÁ

Ingredientes: (60 unidades aproximadamente)

250 gramas de manteiga sem sal
200 gramas de amido de milho
250 gramas de castanhas do Pará moídas
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de amêndoas ou baunilha

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes em uma tigela e vá amassando até obter uma massa homogênea. Modele os biscoitos e leve ao forno 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até que fique dourado nas laterais.
Deixe descansar por uns 10 minutos e depois retire da assadeira, tomando o cuidado para não quebrá-los.

sábado, 6 de abril de 2013

SALMÃO COM CROSTA DE AMÊNDOAS E COUSCOUS MARROQUINO

O salmão tornou-se um dos peixes mais presentes nos cardápios dos restaurantes em quase todo o mundo, além de ser uns dos campeões em ômega 3, é muito saboroso e seu preparo é tão vasto que quase ficamos na dúvida qual é a melhor maneira de prepará-lo. Acredito que existam milhares de receitas, desde as mais simples até as mais sofisticadas, mas, como procuro sempre publicar receitas simples e fáceis de fazer, aqui vai uma que você poderá fazer em sua casa e disfrutar com seus familiares.

SALMÃO COM CROSTA DE AMÊNDOAS

Ingredientes: (2 pessoas)

2 tranches de salmão com pele (aproximadamente 300 gramas cada)
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
3/4 de xícara (chá) de amêndoas em lâminas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Tempere o salmão com sal e pimenta e deixe descansar por uns 20 minutos na geladeira. Em uma frigideira coloque o azeite e a manteiga, quando a manteiga estiver derretida coloque o salmão com a pele para baixo, deixe por uns 5 minutos, e depois vire deixando por mais 3 minutos.
Retire do fogo, coloque em um refratário, pincele a mostarda por cima dos tranches e coloque as amêndoas, grudando-as na mostarda, regue com azeite de oliva e leve ao forno pré aquecido 180°C até que as amêndoas estejam douradas. DICA: Se você não gosta de peixe mal passado, deixe por mais tempo na frigrideira uns 6 minutos de cada lado, mas lembre-se, enquanto mais passado, mais seco ele irá ficar.

COUSCOUS MARROQUINO COM LEGUMES

Ingredientes: (2  pessoas)

1 xícara de couscous
1 xícara de água fervente
1 cenoura cortada em brunoise (quadrados bem pequenos)
1 abobrinha cortada em brunoise
1 cebola pequena cortada em brunoise
1 pimentão vermelho pequeno cortado em brunoise
2 dentes de alho bem picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela coloque o couscous e despeje a água fervente, cubra com uma tampa e deixe hidratar.
Em uma frigideira aqueça o azeite refogue a cebola até que esteja transparente, acrescente o alho, a cenoura e o pimentão, refogue tudo por uns 5 minutos, junte a abobrinha, tempere com sal e pimenta a gosto, deixando refogar até que a cenoura esteja macia. Junte a mistura com o couscous hidratado e sirva acompanhando o salmão.
DICA: Este acompanhamento é ótimo para carnes, peixes e aves.




terça-feira, 2 de abril de 2013

BOLO DE MILHO E CURAU

Nascida no interior do Paraná, cresci comendo vários quitutes feitos de milho verde. Sei que existem várias receitas de bolo e curau de milho, mas, com certeza, se você não tem uma receita favoria e também que sempre vai dar certo, experimente estas receitas.

BOLO DE MILHO VERDE

Ingredientes:

7 espigas de milho mais maduras (ou seja bem amarelo)
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
50 gramas de queijo (minas ou outro de sua preferência)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Com uma faca, retire o milho das espigas tomando o cuidado para não passar a faca muito junto à espiga, após, com o auxílio de uma colher passe nas espigas retirando o restante da polpa do milho.
Junte todos os ingredientes no liquidificador exceto o fermento, bata tudo muito bem acrescente o fermento misturando bem a massa, unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, leve ao forno pré aquecido 170°C por aproximadamente 1 hora (vai depender o tipo de forma que você utilizar se for funda 1 hora e se rasa por 40 minutos). Espere esfriar por completo para depois desenformar.

CURAU DE MILHO VERDE


Ingredientes:

7 espigas de milho verde (de preferência mais amarelo)
4 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
canela para polvilhar

Modo de Preparo:

Igual ao bolo de milho, separe o milho das espigas. No liquidificador bata o milho com a água e depois passe pela peneira. Em uma panela coloque o líquido separado do milho e acrescente o açúcar, leve ao fogo médio e misture sempre, quando começar a ferver e engrossar, abaixe o fogo e não deixe de mexer bem por uns 20 minutos, ou até que o gosto de milho cru desapareça.
Despeje em um refratário de vidro umedecido com água. Deixe esfriar,  desenforme e polvilhe com canela corte e sirva gelado ou em temperatura ambiente.
DICA: Você pode substituir a água por leite.
- Se você quiser a consistência de creme,  substitua a água por leite e acrecente 1 xícara (chá) de leite condensado e 200 gramas de creme de leite fresco ou  UHT.
- Se você for fazer o bolo e o curau,  ao mesmo tempo, utilize apenas 10 espigas de milho, 7 para o curau e 3 para o bolo, pois você pode utilizar o milho que foi separado do líquido para fazer o curau, mas, diminua o leite do bolo para 1/2 xícara (chá).